Secretaria de Agricultura divulga projetos selecionados para construção de novas barragens em Linhares

A Secretaria Municipal de Agricultura de Linhares divulgou a relação dos seis projetos selecionados no edital nº 001/2019 para a construção de pequenas barragens no próximo ano. Serão construídos quarto reservatórios de água no distrito de São Rafael, um no distrito do Farias e uma que atenderá o Distrito de Rio Quartel, Bebedouro e Desengano. As seis barragens beneficiarão diretamente 21 famílias e terão capacidade de armazenar aproximadamente 112 milhões de litros de água, o correspondente a 13 hectares de área alagada.  

Barragem construída em Baixo Quartel

Ao todo foram 18 projetos protocolados, com base na classificação dos projetos inscritos, devidamente cadastrados e enquadrados nos parâmetros legais. “As regiões em que serão construídas as barragens são locais de baixa disponibilidade hídrica, que sofrem com os efeitos de secas prolongadas. Além disso, atende um maior número de famílias beneficiárias e apresentam coerência entre o local do barramento e os dados técnicos dos projetos, seguindo os parâmetros de segurança e autorizados pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf)”, disse o diretor de Agricultura e Aquicultura, Rafael Breda Buffon, pontuando que os locais dos projetos foram vistoriados por técnicos da Secretaria de Agricultura, atestando as informações de viabilidade.

Neste ano, essas regiões foram recentemente contempladas com reservatórios. No momento, os maquinários se encontram em São Rafael concluindo a última barragem do primeiro edital. No Farias foram construídos dois reservatórios e outros cinco já foram entregues para atender o Distrito de Rio Quartel, Bebedouro e Desengano.

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, ressaltou que o município reservou R$ 1 milhão de investimentos no biênio 2019-2020 para a reservação de água “Essas barragens são importantes para os produtores manterem sua produção e aumentar também a produtividade com o acesso à água armazenada. Vamos fechar este ano com oito barragens construídas, as primeiras do Programa Municipal de Conservação de Água e Solo. Paralelo a isso, temos desenvolvido diversas ações em atendimento às famílias do campo como a construção de quase 4,3 mil com capacidade para armazenar 42 milhões de litros d’água e de 181 milhões de litros de água considerando cinco eventos de chuva por ano”, disse o prefeito.

Confira os projetos contemplados, regiões e pontuações:

Bloco A
1º Carlos Josimar De Angeli – São Rafael – 15,31 pontos
2º Giovani Rigoni – São Rafael – 9,31 pontos
3º Marina Caliman Tesch – São Rafael – 9,13 pontos
4º Valdir Tesch – São Rafael – 8,22 pontos

Bloco B
1º Valmir Antonio Bitti – Farias – 22,95 pontos

Bloco C
1º Juarez Francisco Smarçaro – Baixo Quartel – 31,53 pontos