Emoção marca último dia da formação Autismo sem limitAÇÃO com a presença de pais e filhos

O último encontro da “Formação Autismo sem limitAÇÃO” foi marcado por muita alegria e emoção na noite desta quarta-feira (23), na UAB. Os pais participantes da capacitação estiveram com seus filhos para a confraternização, ocasião em que foram realizadas oficinas de jogos e de pintura para promover a interação entre eles e, também, trabalhada a estimulação da fala.

A pedagoga da Divisão de Educação Especial, Jaqueline Duque, disse que a formação teve por objetivo trabalhar o acolhimento às famílias, conhecimentos científicos que auxiliem no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social das crianças, promover o encontro entre famílias que têm filhos dentro do espectro autista, para que estes troquem ideias e se fortaleçam nessa caminhada e, principalmente, levar os pais a compreenderem as possibilidades que seus filhos têm, no sentido de mostrar como a presença ativa da família é importante e faz a diferença nesse processo de evolução.

“Nosso intuito sempre foi mostrar que o autismo não é uma deficiência incapacitante e, se for bem trabalhado, o autista tem um mundo de possibilidades e terá um futuro brilhante, assim como outras crianças. Gostaria de agradecer a secretária de Educação, Maria Olímpia, por ser uma entusiasta e incentivadora, e por nos dar a autonomia para criar e inovar na realização dos nossos projetos”, disse Jaqueline.

Raquel Zorzanelli Braga, mãe do Luiz Antonio, participou de todos os encontros. “Essa formação veio para multiplicar os conhecimentos, dividir experiências, para entendermos melhor esse universo do autismo e como lidar da melhor forma com nossos filhos. Gostaria que esses encontros fossem mais frequentes, pois eles abrem nossa mente, nos deixam mais capacitados, seguros e fortes para lidar com esse transtorno. Nós, pais, também temos que ser multiplicadores desse conhecimento adquirido para incentivarmos outras famílias a aproveitarem essas oportunidades”, disse.

Idealizada pelo setor de Educação Especial do município, a formação aconteceu em seis encontros, abordando diversas temáticas. Dentre os assuntos abordados estão: características do autismo; atividades pedagógicas voltadas ao desenvolvimento das funções executivas; autista verbal e não-verbal; casos de alunos autistas no município que se destacam em projetos; autismo após a infância, com a presença de autistas adultos para falar sobre sua rotina de trabalho, estudos e filhos; terapia ABA – Análise do Comportamento Aplicada; e PECS, que consiste em um sistema de comunicação por troca de figuras, utilizados com os autistas não-verbais. Todas as atividades desenvolvidas ao longo da formação foram encadernadas e entregues aos pais.

A secretária Municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, falou sobre a alegria em ver os pais participando da formação. “O amor é fundamental para todos os processos da nossa vida, mas chega um momento que só o amor não basta, é necessário buscar conhecimento e a troca de experiências. Essa formação era um sonho que eu tinha de trazer as famílias para mais próximo dos serviços da Secretaria de Educação, para juntos avançarmos na educação das nossas crianças autistas. Fiquei muito feliz em ver a participação e o engajamento dos pais que se fizeram presentes na formação”, ressaltou.