Inscrições para IV Encontro de Cultura Ancestral na comunidade de Areal continuam abertas

A comunidade de Areal, localizada nas proximidades da foz do Rio Doce, se prepara para receber entre os dias 1, 2 e 3 de novembro, a quarta edição do Encontro de Cultura Ancestral, que reúne diversos grupos étnicos, ativistas e movimentos sociais e culturais para pensar a articulação em prol da regeneração dos afetados pelo crime do rompimento da barragem de mineração da Samarco/Vale-BHP em Mariana (MG). As inscrições continuam abertas e os interessados em participar devem se inscrever pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfBaAx3NnI_9zUppMz1WU0gzNvnVFl451-dTe6Js4upm0TH6Q/viewform.

“Esse evento é importante para nosso resgate étnico e cultural, tornando mais visível nossa luta para o reconhecimento indígena na qual estamos lutando há um tempo. Ajuda dar visibilidade a nossa comunidade fortalecendo nosso DNA ancestral, mostra que estamos vivos e precisamos de apoio para nossa luta. Acreditamos também que o poder público pode ser nosso parceiro e nos ajudar nessa causa.”, disse um dos organizadores do evento, Rômulo de Barcelos Rosa.

Para o quarto encontro, as atividades se dividem entre oficinas, rodas de conversa e celebrações. Entre as oficinas, ensino de como fazer cocar, artesanato com sementes, cerâmica indígena, homeopatia e florais, pintura corporal indígena. Na parte cultural haverá maculelê, forró, congo, jongo e outras manifestações vindas das comunidades e artistas colaboradores. Outro ponto forte é a tenda de saúde, com atendimentos e atividades terapêuticas como reiki, massagem, práticas corporais, plantas medicinais e outras atividades tão importantes num local onde não só as pessoas, mas a natureza necessita de cuidado e de cura.

Neste ano, outra novidade será um momento de celebração inter-religiosa, momento ecumênico em que haverá um diálogo entre os representantes e praticantes de diferentes crenças buscando criar uma atmosfera positiva e de respeito e troca, em contraposição à intolerância e hostilidades que se apresentam na sociedade. O alojamento dos participantes será feito de forma solidária com camping na casa de moradores e espaços comunitários. A alimentação será coletiva e feita por voluntários.

O evento conta com o apoio da Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. “Nosso objetivo com a parceria é ajudar recuperar a cultura e valorização indígena da comunidade de Areal. Assim como nos encontros anteriores, o evento vai garantir inúmeros benefícios para os afetados”, afirmou o secretário da pasta, Ivan Salvador Filho.