Guarda Civil Municipal recebe homenagem na Câmara de Linhares

Nessa quinta-feira (10), a Câmara de Linhares realizou uma Sessão Solene em homenagem aos 54 anos de atuação da Guarda Civil Municipal (GCM), no Plenário “Joaquim Calmon”. A solenidade contou com a participação do secretário Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Coronel Jones da Silva de Freitas Mattos, vereadores, guardas municipais e sociedade civil organizada.

A Guarda Civil Municipal de Linhares é uma unidade organizacional, criada na então administração do prefeito Antenor Elias, em 1965, que conta com 218 profissionais que atuam na manutenção da ordem social no município, na vigilância dos munícipes, na prevenção à violência urbana e na colaboração às atividades das forças policiais na segurança pública.

Também cabe à Guarda Civil Municipal de Linhares zelar pelos bens, equipamentos e prédios públicos da municipalidade; prevenir e inibir, pela presença e vigilância, bem como coibir atos infracionais que atentem contra os bens, serviços e instalações municipais; atuar, preventiva e permanentemente, na cidade, para a proteção sistêmica da população que utiliza os bens, serviços e instalações, bem como na patrulha das 36 escolas da rede municipal de ensino.

O secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Coronel Jones, falou sobre a importância dos serviços prestados pela GCM à população linharense. “A Guarda é um símbolo municipal e está presente no dia a dia da população linharense, dando suporte a eventos, no apoio ao patrimônio público, e na segurança de nossos alunos. Essa corporação é digna de todo reconhecimento por sua excelência nos serviços prestados em prol da sociedade linharense”, disse o secretário, que também agradeceu o vereador Gelson Suave, proponente da homenagem.

“Ver a Guarda Civil Municipal de Linhares completar 54 anos é motivo de grande alegria, pois são homens e mulheres comprometidos com a segurança do patrimônio público e da sociedade. Foram muitas conquistas ao longo desses anos, como aquisição de viaturas, motocicletas, fardamento e outros equipamentos. E muitos outros investimentos estão por vir. A Guarda merece essa e todas outras homenagens pelos excelentes serviços prestados”, destacou o prefeito de Linhares, Guerino Zanon.