“Seminário Municipal – Educação Especial: Ontem, Hoje e Amanhã” acontece nesta sexta e inscrições se encerram hoje (25)

As inscrições para os interessados em participar do “Seminário Municipal – Educação Especial: Ontem, Hoje e Amanhã” estão abertas até esta quarta-feira (25). As vagas são limitadas e realizadas exclusivamente pelo endereço eletrônico linhares.sisp.com.br. O seminário acontece nesta sexta-feira (27), às 19h, no auditório da UAB, e faz parte das atividades do mês de setembro em que celebram a luta e direito das pessoas com deficiência, organizadas pela Secretaria de Educação, da Prefeitura de Linhares.

A pedagoga da Divisão de Educação Especial, Jaqueline Aparecida Alves Duque, disse que entre as temáticas que serão apresentadas estão a educação especial antes da implantação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, e o relato da vivência de duas professoras da rede municipal de ensino na sala de recursos de Linhares – aqueles espaços montados nas escolas, destinados a atividades lúdicas que favorecem o desenvolvimento das funções executivas, sendo um complemento estratégico dos conteúdos trabalhados na sala de aula comum. 

O tema do seminário “Educação Especial: Ontem, Hoje e Amanhã” será abordado pela professora, doutora Marileide Gonçalves França, componente do colegiado do Fórum de Gestores de Educação Especial do Espírito Santo do Grupo de Pesquisa-ação e Gestão em Educação Especial (GRUFOPEES) da Ufes. “A palestrante vai falar sobre as possíveis mudanças na Política Nacional de Educação Especial, algo que ainda está sendo discutido no Ministério da Educação (MEC), visto que algumas coisas se configuram como um retrocesso no processo de inclusão, por isso a importância de discutirmos a temática”, pontuou a Jaqueline.

A Secretaria Municipal de Educação de Linhares, por meio do setor de Educação Especial, organizou uma série de atividades para setembro, mês em que são celebradas quatro datas importantes na luta pelos direitos das pessoas com deficiência: Dia Mundial das Línguas de Sinais (10/09), Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21/09), Dia Nacional do Surdo (26/09) e Dia Internacional do Surdo (30/09).

Piquenique na Praça 22 de Agosto

A programação finaliza no dia 29, no próximo domingo, com um piquenique na Praça 22 de Agosto, para todas as famílias. O encontro começa às 13h, com oficinas de Libras, jogos, pula-pula, brincadeiras e outras atrações.