Prefeitura de Linhares alerta moradores quanto ao cronograma de recolhimento de entulhos

Diariamente, a Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, realiza o recolhimento de entulho em todos os bairros da cidade com o objetivo de manter a cidade limpa e organizada, além de evitar o acúmulo de água, que contribui para o desenvolvimento de criadouros de mosquitos como o Aedes aegypti e o entupimento de bueiros e galerias pluviais.

As equipes cumprem um cronograma de recolhimento diário, divulgado pelo Município desde o primeiro semestre deste ano, e que abrange todos os bairros da sede do município e algumas localidades do interior. Hoje, dia 25, o recolhimento acontece nos bairros Palmital, Jardim Laguna, São José e Lagoa Park. Nesta quinta (26), os trabalhos se concentram no Movelar, Gaivotas, Boa Vista, Fonte Grande e Linhares V. Já os bairros Planalto e Nova Esperança recebem as ações de recolhimento na sexta-feira (27).

Apesar de a Prefeitura manter os serviços diariamente, alguns moradores não estão atentos às datas de recolhimento de entulhos. Na segunda-feira (23), as operações foram realizadas no bairro Interlagos, porém, no dia seguinte, um morador havia depositado entulho proveniente de construção no mesmo local do recolhimento.

“O recolhimento de entulho foi realizado na segunda-feira e hoje (24), pela manhã, já havia morador jogando material na via pública. Ele foi notificado a retirá-lo do local”, informou o diretor do Departamento de Fiscalização da Prefeitura, Laurindo Charles, que disse ainda que as equipes realizam a ação fiscalizadora com rotas definidas conforme o cronograma de reconhecimento.

A orientação da Prefeitura é que os moradores depositem os resíduos somente no dia anterior ao primeiro dia de recolhimento programado para o bairro, a fim de evitar que haja acúmulo de entulho por vários dias pelas ruas da cidade. “O resíduo deve ser acomodado em vias públicas e é expressamente proibido que o descarte do material seja feito em calçadas e terrenos baldios”, destaca o secretário Municipal de Obras, João Cleber Bianchi.

É importante frisar que no Centro, o entulho é recolhido todas as sextas-feiras, sempre das 6 às 8 horas.

Multa de R$ 234,75

Durante as ações da SEMOB, são recolhidos apenas os materiais depositados em pequenos volumes, enquanto os provenientes de construção de edificação devem ser destinados adequadamente pelo executor da obra, conforme o disposto no Artigo 33 da Lei Complementar nº 2.613/2006.

A destinação de grandes volumes de entulho/inertes é de responsabilidade do gerador. O não atendimento ao cronograma pode acarretar multa no valor de R$ 234,75, conforme os termos do Código de Obras e Postura do Município. Caso o valor não seja pago, ele será inserido na dívida ativa do contribuinte.