Mais de 2,5 mil atendimentos realizados no Projeto Café e Cultura em sete edições em Linhares

Mais de 2,5 mil atendimentos foram realizados durante as sete edições do Projeto Café e Cultura que foi um sucesso e se encerrou na sexta-feira (20) no distrito de São Rafael. Os moradores de Humaitá, Bagueira, Japira, Desengano, Baixo Quartel, Farias/Guaxe também tiveram acesso a uma tarde com muita informação, alegria, deliciosas receitas e integração entre as comunidades produtoras de café. O projeto faz parte do Programa Municipal de Qualidade de Café Conilon, da Secretaria Municipal de Agricultura de Linhares.

“Foram sete encontros com foco na inovação do café e integração de vários serviços as comunidade na área da saúde, ação social, culinária, além de lazer e cultura envolvendo as famílias e as crianças. Reforçamos informações sobre o manejo e qualidade do café e os participantes ficaram satisfeitos com o projeto”, destacou o secretário Municipal de Agricultura, Franco Fiorot. 

No ônibus do Naps, foram realizados 320 atendimentos e 1.280 testes de HIV, Sífilis Hepatites B e C, além da aferição de pressão, teste da glicose, distribuição de preservativos e panfletos informativos, testes de Índice de Massa Corporal (IMC) e orientação nutricional. Foram 310 atendimentos nas oficinas de artesanato, 27 no CadÚnico, 290 pessoas participaram da Aula Show “Culinária com Café”. 295 produtores assistiram às palestras sobre “Devolução de embalagens vazias de defensivos agrícolas” e de “Qualidade do café para melhorar rendimento e agregar valor”.

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, ressaltou que o município é o maior produtor de conilon do estado e o terceiro do país, conforme aponta o IBGE, e destacou algumas ações que a Prefeitura tem desenvolvido para fomentar a produção em Linhares, que tem o café como a principal cultura do município e representa hoje 50% do PIB agrícola da cidade.

“Desde o início o nosso foco é investir em ações e serviços que visam aumentar a produtividade e, também, a qualidade do café produzido aqui em Linhares. Por meio do Programa Linhares Coffee criamos o Concurso de Qualidade do Café Conilon, que nesta segunda edição tivemos um recorde de 133 amostras inscritas, para incentivar práticas mais eficientes no manejo da lavoura. Para isso, centenas de produtores já foram atendidos com palestras e treinamentos, além da construção de mais de 3 mil caixas secas e as barragens que estamos construindo, outras já entregues, para garantir nas propriedades a conservação de água e solo para que os produtores tenham água reservada para enfrentar períodos de seca”, pontuou o prefeito.

O Projeto Café e Cultura conta com apoio das secretarias municipais de Saúde, Cultura, Turismo e Esporte e Lazer, Assistência Social, Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais, e parceria da Syngenta, Sebrae, Sicoob, Fimag, Nescafé, Casa do Adubo e Incaper.