Dia da Árvore é comemorado com plantio de ipês em Linhares

O último sábado (21) foi dia de celebrar o meio ambiente com ações sustentáveis. A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Naturais (SEMAM), promoveu o plantio de 18 mudas de ipê-rosa e ipê-amarelo, no entorno da Capela Mortuária do Cemitério São José, no Interlagos, e da Praça 22 de Agosto, no Centro.

A iniciativa, em comemoração ao Dia da Árvore, contou com a participação de alunos da Educação Especial da rede municipal de ensino, de equipes do Programa Saúde da Família (PSF) da Unidade de Saúde do Jardim Laguna, e da comunidade, que tiveram uma verdadeira aula de educação ambiental.

“A ação que desenvolvemos em parceria com empresas privadas teve como principal objetivo celebrar a data e conscientizar as pessoas quanto à necessidade de conservação dos nossos recursos naturais. A escolha pela Capela Mortuária foi devido à grande demanda dos moradores, pois não havia arborização no local. Isso vai promover o sombreamento da área e amenizar as altas temperaturas”, aponta a chefe da Divisão de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM), Aline Fernandes.

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, destacou a importância do trabalho para a conscientização dos cidadãos linharenses. “Nossa gestão se preocupa com a qualidade dos recursos naturais que deixaremos para as futuras gerações. Ações como esta despertam nas pessoas a consciência para a preservação do meio ambiente, e ainda traz grandes benefícios à população, pois os espaços ficam mais agradáveis e humanizados, o que contribui para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos”, destaca o prefeito.

A ação foi promovida pela Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Naturais (SEMAM), com o apoio da apoio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, e em parceria com as empresas patrocinadoras: Norte Recicla, Integra Serviços Ambientais, Prando Plano Assistencial Funeral, RG Empreendimentos, Perfil Soluções Ambientais e Saneamento Ltda., Tauá Residencial e MV Participações.

Plano de arborização

A Prefeitura de Linhares está desenvolvendo o Plano Municipal de Arborização Urbana e Paisagístico – documento que sintetiza e estabelece princípios, diretrizes e normas em ações de agentes públicos ou privados voltados à arborização urbana do município.

“O Plano é embasado no diagnóstico da cobertura arbórea urbana e vai fornecer subsídios a propostas e elaboração de estratégias de ações que influenciam significativamente a qualidade de vida e o desenvolvimento da cidade”, ressalta o secretário Municipal de Meio Ambiente, Fabrício Borghi Folli.

A partir da implantação do Plano, as ações serão mais bem planejadas e estruturadas, garantindo a distribuição adequada da arborização e áreas verdes da cidade; aumento, conservação e manutenção dos espaços públicos de lazer, bem como o aumento do número e diversificação de espécies arbóreas nos bairros.