Vigilância registra queda em casos de dengue em Linhares, mas alerta continua

Nas últimas quatro semanas de trabalho foi registrada uma redução 74% nos casos confirmados de dengue em Linhares. Isso só foi possível graças à conscientização da população, intensificação dos trabalhos e dedicação das equipes da Vigilância Ambiental. Ainda foram registradas quedas de 62% nas notificações de dengue e 58% na incidência, por habitantes. No período anterior, o município havia registrado 519 casos da doença, e agora são 135 casos. 

O Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) atual também apresentou uma queda significativa em relação ao LIRAa anterior, saindo de 3,2% de infestação, para 1,1% no final do mês de agosto. “Este é o resultado dos trabalhos desenvolvidos pela vigilância como visitas aos imóveis, mutirões de limpeza, palestras nas escolas e empresas e, também, da conscientização da população que abraçou esta causa com a gente. Quando somamos forças, conseguimos avançar”, ressalta o diretor da Vigilância em Saúde de Linhares, Sérgio Lubiana.

Mas Sérgio reforça que o trabalho precisa continuar. “É uma notícia muito boa, mas é importante lembrar que é só o começo. Precisamos continuar realizando o nosso dever de casa, todos os dias em nossas residências para que esta queda continue acontecendo. Não devemos nos acomodar mesmo diante de resultados positivos. O combate ao mosquito deve ser contínuo e com participação da população linharense, sempre lembrando que, dengue mata, a participação de todos é muito importante”.

O diretor informou ainda que a intensificação dos trabalhos dos agentes de endemias aos sábados continua sendo realizado e que novas ações já estão sendo estudadas como prevenção para a chegada do verão, do período de chuvas, onde o mosquito se prolifera com maior facilidade.

O prefeito Guerino Zanon, falou sobre o resultado.  “Unimos forças contra a dengue, convocamos a população, e quando todos se comprometem o resultado é positivo. Estamos contentes, mas também atentos de que este é o caminho no combate a dengue, mas não podemos parar. Continuamos contando com a ajuda de todos os linharenses nesta luta”, frisou.

Dengue em Linhares

O município registra hoje 3.086 casos confirmados de dengue. Os bairros com maior incidência de casos confirmados são Interlagos com 967 casos, Canivete 324 e Aviso 195.