Procon leva educação para o consumo aos CRAS de Linhares

O Procon Municipal, em parceria com a secretaria municipal de Assistência Social e a Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli), está orientando usuários dos Centros de Referência e Assistência Social de Linhares (CRAS), sobre os direitos dos consumidores. O projeto Procon Itinerante tem a intenção de formar novos cidadãos conscientes.

De acordo com o diretor do órgão de defesa do consumidor, Geraldo Roza, funcionários do Procon visitam os CRAS levando informações, orientações e conceitos importantes sobre a relação de consumo. O projeto ocorrerá por tempo indeterminado e já percorreu os CRAS dos bairros Interlagos, Nova Esperança, Aviso e Santa Cruz, além do distrito de Rio Quartel. As próximas visitas serão nos CRAS do Conceição e Povoação.

“Pretendemos formar novos cidadãos conscientes de seus direitos como consumidor para que, no futuro, esse estudante torne-se um consumidor cidadão”. Ele acredita que somente com o conhecimento seja possível, no dia a dia, tanto os consumidores quanto os fornecedores, desenvolverem uma relação de consumo equilibrada e harmônica.

As visitas nos CRAS são a primeira etapa do projeto. Para o próximo ano, em 2020, o Procon fará a ação junto às lideranças comunitárias da sede e do interior do Município, com o curso de formação de agente de defesa do consumidor para trabalhar a cidadania consumerista de forma mais ampla.

Para Geraldo Roza é necessário promover o consumo consciente, já que as crianças e adolescentes são muito suscetíveis às pressões publicitárias de diversos produtos. “É uma maneira de conscientizar e educar esses consumidores, que influenciam as despesas domésticas da família. É importante que eles tenham todas essas informações”, disse.

Procon nos CRAS

O projeto leva conhecimentos básicos do Código de Defesa do Consumidor (CDC) para crianças, jovens e adultos que frequentam os Centros de Referência e Assistência Social de Linhares (CRAS). Por meio de palestras e ações educativas, os participantes tiram suas dúvidas e recebem orientação sobre as relações de consumo. As palestras envolvem a economia familiar, adequação de orçamento e compras pela internet.

A iniciativa também envolve a prestação de serviços de atendimento ao consumidor e orientação jurídica na sede do órgão que fica localizado na Avenida Augusto Calmon, 908, Centro – no prédio da antiga Câmara Municipal. Os telefones de contato são os (27) 3372 2129 e 3372 3744, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, com encerramento de distribuição de senha às 15 horas.