Linhares realiza caminhada pela valorização da vida

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon participou neste sábado (14) da Caminhada pela Valorização da Vida com o tema: “Suicídio: é possível prevenir”, que reuniu mais de 150 pessoas na conscientização sobre a realidade do suicídio, e também das doenças mentais. O evento, realizado pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), com o apoio da Prefeitura de Linhares, por meio da Rede de Atenção Psicossocial – Raps, da secretaria Municipal de Saúde, contou ainda com a presença da vereadora, Pâmela Maia, e de secretários municipais.

A caminhada, que teve início na Praça 22 de Agosto e percorreu as principais ruas e avenidas do centro da cidade, com chegada na prefeitura de Linhares, fez parte da programação do “Setembro Amarelo”, mês mundial de prevenção do suicídio, com a participação da Banda de Congo de Povoação e estudantes de psicologia da Faculdade Pitágoras.

“Ficamos muito felizes com o envolvimento das pessoas pela causa. Conseguimos levar a mensagem de que o suicídio pode ser prevenido com informação e de que familiares e amigos podem ajudar por meio dos sinais que o paciente dá”, ressaltou a coordenadora do CVV Linhares, Arleni Travezani.

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, reforçou a importância da conscientização. “Hoje caminhamos pela vida, para alertar a população que existem pessoas que precisam da nossa ajuda e que podemos sim ajudar por meio da informação. Precisamos sempre ficar atentos já que existem ainda dificuldades na identificação de sinais e busca de tratamento muitas vezes pelo preconceito de tratar sobre o tema”, frisou.

Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

O suicídio é a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no mundo, atrás apenas de acidentes de trânsito. E a cada 40 segundos uma pessoa se suicida, sendo que 79% dos casos se concentram em países de baixa e média renda.

 Esses e outros dados fazem parte de um novo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado nesta segunda-feira, 9, véspera do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (10 de setembro).

Serviço

O CVV — Centro de Valorização da Vida presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato, com atendimento 24 horas. O telefone para contato é o 188. A ligação é gratuita podendo ser realizada de celular, telefones fixos e orelhão.

O CVV foi fundado em São Paulo em 1962 e já são 115 postos no país, atualmente com 3.000 voluntários.  Em 2018, o centro atendeu 3 milhões de ligações. A ligação para 188 e sem custo podendo ser realizada de celular, telefones fixos e orelhão.

Abrigos de ônibus

Recentemente a Prefeitura iniciou a instalação de 200 novos abrigos de ônibus com mensagens de cidadania. Uma delas é sobre a prevenção do suicídio. Os equipamentos estão instalados próximos às unidades de ensino atendendo a uma orientação do CVV de Linhares.