Projeto Café e Cultura acontece nesta sexta-feira (13) no Córrego Farias

Na próxima sexta-feira (13) os moradores do Farias e do Guaxe serão contemplados com os serviços do Projeto Café e Cultura, que envolvem ações de saúde, assistência social, palestras e ações culturais. O encontro acontecerá na quadra de esportes do Farias. O projeto faz parte do Programa Municipal de Qualidade de Café Conilon, da Secretaria Municipal de Agricultura de Linhares. Até o momento, mais de 700 atendimentos já foram realizados nas cinco comunidades rurais que recebeu o projeto.

A partir das 15 horas, os moradores terão acesso no ônibus da saúde aos serviços como: testes de glicemia, aferição de pressão, testes rápidos de HIV, Hepatite B e C e sífilis, testes de Índice de Massa Corporal (IMC) e orientação nutricional.

Para as crianças, haverá um espaço de lazer com oficinas de artesanato. Para os interessados em aprender uma receitinha tendo o café como ingrediente principal é só ficar atento à Aula Show “Culinária com Café” que acontecerá no local. Na oportunidade, as famílias também terão acesso ao cadastramento e à atualização do Bolsa Família, CadÚnico, atendimento com pedagogos, psicólogos e assistente social.

O secretário Municipal de Agricultura, Franco Fiorot, pontuou que nas cinco edições já realizadas foram realizados 250 atendimentos nas oficinas de artesanato, 25 no CadÚnico, 200 no Culinária com Café e contou com a participação de 230 produtores nas palestras de “Devolução de embalagens vazias de defensivos agrícolas” que é ministrada pela chefe da Divisão de Educação Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais de Linhares, Aline Fernandes de Jesus e, também, na palestra sobre “Qualidade do café para melhorar rendimento e agregar valor”, com o engenheiro agrônomo e diretor de Agricultura e Aquicultura, Rafael Breda Buffon.

O Projeto Café e Cultura conta com apoio das secretarias municipais de Saúde, Cultura, Turismo e Esporte e Lazer, Assistência Social, Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais, e parceria da Syngenta, Sebrae, Sicoob, Fimag, Nescafé, Casa do Adubo e Incaper.

Confira a programação completa:

– 15h às 18h30 – Atendimento do Naps / Espaço de lazer para crianças e oficinas de artesanato / Feira de produtos regionais.

– 16h30 – Aula Show – Culinária com café;

– 17h00 – Palestra “Devolução de embalagens vazias de defensivos agrícolas”;

– 17h30 – Palestra “Qualidade do café para melhorar rendimento e agregar valor”;

– 18h00 – Atração cultural.

Confira os próximos encontros:

– 13/09 – Farias/Guaxe – Quadra de Esportes;

– 20/09 – São Rafael – Associação ao lado do campo.