Prefeitura atende mais de 840 pacientes de odontologia em horário estendido na unidade de saúde do Planalto

Ir até uma Unidade de Saúde no período da noite e ser atendido pelo dentista após o horário de trabalho. É assim que os moradores de Linhares recebem o atendimento odontológico na Unidade de Saúde do Planalto desde a implantação, pela prefeitura de Linhares, do atendimento odontológico à população em horário estendido. De junho a agosto já são mais de 840 pacientes atendidos no horário das 17 às 21 horas, de segunda a sexta-feira. O atendimento na US das 7h às 17h permanece normal apenas para o público de referência da unidade. Já no horário estendido, os pacientes são atendidos por ordem de chegada, ou seja, sem necessidade de agendamento.

O atendimento odontológico no novo horário começou a ser realizado em junho e no final de julho a prefeitura realizou a contratação de mais uma equipe de profissionais para atender a demanda registrada na unidade após a implantação do serviço em horário estendido.  A equipe conta agora com dois cirurgiões-dentistas e dois auxiliares de saúde bucal. No local são realizados procedimentos básicos como restauração, raspagens (limpezas) e extrações dentárias.

 “Facilitamos o acesso à saúde para muitas pessoas que não conseguiam comparecer a uma unidade em período comercial. E o resultado é este, muitos pacientes atendidos e tendo a oportunidade de cuidar da sua saúde bucal. Dobramos a equipe e com isso a quantidade de pacientes atendidos também dobrou”, ressaltou o diretor do Departamento de Atenção à Saúde Bucal da Prefeitura de Linhares, Itamar Teixeira.

“Nem acreditei quando fiquei sabendo que poderia receber atendimento do dentista à noite. Isso facilita muito o atendimento principalmente em casos urgentes. Cheguei na unidade, esperei minha vez e pronto. Fui atendida no mesmo dia. É uma iniciativa muito boa da  prefeitura, porque assim possibilita que muitas pessoas que trabalham o dia todo possam cuidar da sua saúde, destacou Mirani Almeida, moradora do Planalto.

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, disse que trabalha sempre para aproximar os serviços oferecidos pela prefeitura da população. “Já avançamos muito na oferta dos serviços de saúde e levar os serviços para cada vez mais perto das comunidades é nossa prioridade. Com a iniciativa conseguimos facilitar o acesso à saúde bucal de muitos cidadãos e vamos continuar avançando”, frisou o prefeito.

Para ser atendido pelo dentista na Unidade de Saúde do Planalto é necessário o usuário apresentar o cartão do SUS. Em caso de tratamento de maior complexidade, o paciente é encaminhado ao especialista por meio de agendamento.