Prefeitura inicia pré-cadastro para castração gratuita de animais na próxima semana na Zoonoses

A Prefeitura de Linhares inicia na próxima semana, nos dias 3, 4 e 5 de setembro, o primeiro pré – cadastro para castração gratuita de animais em Linhares. Inicialmente o procedimento de castração será disponibilizado para cães e gatos em situação de rua ou abrigados por integrantes de associações protetoras. Serão 20 vagas para cães, 10 machos e 10 fêmeas, e 10 vagas para gatos, 5 machos e 5 fêmeas. O pré-cadastro será realizado na Unidade de Vigilância em Zoonoses, da secretaria Municipal de Saúde, no bairro Três Barras, das 8h30 às 16h.

O pedido de castração para animais errantes (em situação de rua) pode ser feito desde que tenha um responsável para cuidar do animal até sua total recuperação cirúrgica. Já no caso de animais abrigados por integrantes de associações protetoras, estes deverão, obrigatoriamente, comprovar vínculo por meio de documentos.

“Atendendo ao Ministério Público Estadual iniciaremos a castração pelos animais de rua e de abrigos protetores. A cada mês, novas vagas de cadastros serão liberadas atendendo ainda outros públicos. Com o programa vamos promover o controle populacional e o combate ao abandono e aos maus-tratos dos animais no município”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Saulo Meireles.

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, falou sobre o projeto.  “Com a castração gratuita em Linhares demos um importante passo na implementação de políticas públicas voltadas à proteção da vida animal. Com estas ações vamos atuar para minimizar o número de animais abandonados pela cidade, promovendo os cuidados necessários, bem-estar animal e contribuindo com a saúde pública”, destacou o prefeito.

Pré – cadastro

Para realizar o pré – cadastro a pessoa responsável pelo animal deve comparecer na Unidade de Vigilância em Zoonoses, no bairro Três Barras, entre os dias 3 e 5 de setembro, das 8h30 às 16h, munidos do formulário de castração preenchido e documentos necessários, que podem ser acessados pelo link https://linhares.es.gov.br/projeto-de-controle-de-natalidade-do-municipio-de-linhares-es/.

A partir de agora, o calendário de pré-cadastro para a castração de cães e gatos do município será divulgado pela prefeitura na primeira semana de cada mês.