Alunos da Emef “Jerônimo Monteiro” visitarão Casa de Repouso Aconchego para conhecer dia a dia dos idosos

A Emef “Jerônimo Monteiro” está desenvolvendo com os alunos do 5º ano da manhã o projeto “Cuidando do Idoso” e quarta-feira (28) é dia de visitar a Casa de Repouso Aconchego, no bairro Colina, para conhecer a estrutura e o dia a dia dos vovós e vovôs que moram no local. O projeto é desenvolvido em parceria com o fisioterapeuta Vitor Perini Monte, do Espaço Integrado de Terapia (Clínica EIT), que tem dado o suporte à escola.

Nas próximas visitas, os alunos vão ouvir a história dos idosos, desenvolver atividades lúdicas como a apresentação de teatro, música, dança, contação de histórias, oficinas, escrita de cartas para os idosos, dentre outras atividades. O projeto, desenvolvido pela professora Andréia Bissoli, junto à pedagoga Eliana Perini Monte, surgiu a partir dos conteúdos estudados na disciplina de História, ocasião em que um dos capítulos abordou o tema “Cidadania: conquista do povo brasileiro”, que pontuou sobre o Estatuto do Idoso, aprovado em 2003.

“Esperamos com este projeto que os alunos possam compreender e valorizar o idoso como pessoa tão importante quanto a criança e o adolescente. Que esta valorização possa ser exercitada na prática, tanto com os idosos da família quanto os da sociedade. Além disso, permitirá um vínculo afetivo entre eles, sensibilizando os nossos alunos para que tenham comprometimento com o idoso e, também, despertem a vontade do voluntariado”, informou a professora Andréia Bissoli.

Palestra de abertura do projeto

O projeto teve início no dia 21 de agosto com uma palestra com as enfermeiras Mariana Mota Tessarolo e Melânia Bolsoni, que falaram sobre diversos assuntos. “As enfermeiras abordaram a presença do idoso na sociedade, a expectativa de vida que hoje tem sido maior e sobre o envelhecimento populacional. Destacou também sobre como conviver com eles, visto que um dia iremos envelhecer e, também, a importância de respeitar as placas de identificação do idoso, as alterações fisiológicas e os cuidados que precisam ter”, ressaltou a pedagoga Eliana Perini Monte.

A pedagoga informou ainda que conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil caminha a passos largos para se tornar um país predominantemente de população composta por idosos. “Em 2030 o número de idoso de 60 anos ou mais será superior ao grupo de crianças com até 14 anos. Apesar disso, o preconceito contra o idoso é visto com frequência em nossa sociedade”, finalizou.