Linhares ganha 10 novas ambulâncias durante desfile-cívico escolar de aniversário da cidade

A Prefeitura de Linhares renovou a frota de ambulâncias da Central de Ambulâncias com a entrega de 10 veículos nessa quinta-feira (22), durante o desfile – cívico escolar que comemorou os 219 anos de fundação do Município. As chaves das ambulâncias foram entregues pelo prefeito Guerino Zanon ao secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meireles.

O objetivo é melhorar a remoção de pacientes com agendamento programado pelas 34 unidades de saúde para tratamentos eletivos e outros casos de urgência. Os veículos são do modelo Fiat Ducato Ambulância – Tipo A, equipados com cilindro de oxigênio e ar condicionado para condutor e paciente.

Ao avaliar a importância de renovar a frota de ambulâncias, o prefeito Guerino Zanon lembrou que desde 2017 a Prefeitura retomou e ampliou os serviços de saúde no Município, e com o equilíbrio das contas públicas consegue avançar em novos investimentos para aproximar a saúde dos cidadãos.

“Estamos avançando muito com a saúde em Linhares. No início do mês informatizamos o sistema de agendamento da Central de Transporte onde os pacientes não precisam mais enfrentar fila para agendar a vaga no veículo e agora realizamos mais esta aquisição quem vem somar na qualidade de atendimento e ao serviço humanizado que trabalhamos todos os dias para ofertar à população. Vamos continuar atuando na direção de aproximar, agilizar e facilitar o acesso à saúde a todos”, reforçou.

O secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles, explicou como será a divisão dos novos equipamentos. “Duas ambulâncias irão atender o Hospital Geral de Linhares, quatro ficarão disponíveis para remoção de acamados fora do município e outras quatro para atendimentos dentro do Município. É uma conquista muito importante, pois sempre houve a preocupação em prestar um serviço humanizado e seguro a todos que necessitam e são atendidos pela municipalidade”, ressaltou.

Segundo o diretor de Transportes da secretaria municipal de Saúde, Gilmar Salvador, os veículos são modernos e vão transportar os pacientes com segurança, qualidade e conforto no atendimento. “A importância desse serviço para a população de Linhares é imensa porque contribui para a recuperação da saúde daqueles que precisam se deslocar para fazer seus tratamentos e não têm condições”, declarou.

Foram investidos R$1,6 milhão de recurso próprio da Prefeitura de Linhares.

Central de Transportes

A Central de Transportes da secretaria de Saúde atua em regime 24 horas, contando agora com uma frota de 25 ambulâncias, sendo uma UTI, 36 carros, 3 microônibus e 3 vans para atendimento da população, e 102 motoristas.

Desde 2017, houve mais de 6.500 deslocamentos para o tratamento de usuários por meio das ambulâncias. Já as viagens feias com os ônibus da Central são mais 60 mil atendimentos por ano. A Central fica localizada na Avenida Prefeito Samuel Batista Cruz, BR-101, próximo a Pianna Rural, no bairro Shell. O telefone é o 156.