Escolas da rede municipal de Linhares participam do Programa Agrinho

Neste sábado (17), a EMEF “Antônio Fernandes de Almeida” realiza ações voltadas à preservação do meio ambiente

Várias escolas da Rede Municipal de Ensino de Linhares participam do Programa Agrinho, que mobiliza mais de 60 municípios capixabas no desenvolvimento de ações que envolvem o tema “Inovação e Tecnologia em Defesa do Meio Ambiente”, na edição especial deste ano, em que o programa completa 15 anos no Espírito Santo.

E neste sábado (17), a partir das 8 horas, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) “Antônio Fernandes de Almeida”, localizada no bairro Interlagos II, realiza diversas atividades que envolvem subtemas como consumo consciente, sustentabilidade, destinação de resíduos domésticos, saúde pública e meio ambiente.

A primeira ação do dia será uma passeata junto aos profissionais da Unidade de Saúde “Mauricio Badiani” pela principal avenida do bairro, cujo ponto de partida será na Pracinha do Interlagos II. No local será montada uma tenda, onde haverá exposição de lixeiras recicladas, confeccionadas com pneus.

Na ocasião, bolsas de caixa de leite serão trocadas por sacolas plásticas. As peças foram produzidas por alunos, funcionários e professores da escola. “As bolsas são de caixas de leite vazias que guardamos da merenda e os alunos também trazem de casa”, conta a diretora, Eliana Francisca dos Santos Garcia. Segundo ela, a comunidade escolar também confeciona suporte de caixas de leite para as lixeiras a fim de economizar sacolas de lixo, além de jogos com material reciclável para a Jogoteca da escola.

Conforme a diretora, as professoras que participam do Programa Agrinho estão coordenando o evento, porém, toda a escola está envolvida, principalmente os alunos destas profissionais, das turmas dos 2º, 3º e 4º anos, que se tornaram Agentes Mirins para propagarem os temas dentro da escola e na comunidade onde estão inseridos.

“Esses temas têm sido uma preocupação para a nossa comunidade, principalmente por haver muitos registros de casos da dengue, e cuidar do meio em que vivemos é a solução para acabar com esses focos. E como diretora, estou dando a maior força, pois é um assunto que precisa ser trabalhado na comunidade. Tivemos muitos casos de dengue na escola, por exemplo, e sabemos que  todo mundo ganha com a cooperação”, frisa a diretora.

Após o evento, os pais e/ou responsáveis de alunos, estudantes e funcionários da escola participam de um almoço. Na sequência, continuam com os trabalhos para confecção de lixeiras e bolsas. “Amanhã, depois do almoço, vamos dar continuidade às confecções até o material acabar. No decorrer do ano, também confeccionaremos uma bolsa para cada aluno e outras para serem doadas à comunidade, para que todos possam usá-las ao comprar algo e assim evitar o uso de sacolas plásticas”, aponta Eliana.

As atividades socioambientais têm o apoio da Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e é realizado em parceria com o Sicoob Leste Capixaba, que lançou um concurso de desenho e produção de texto sobre Consumo Consciente, envolvendo alunos do 3º e 5º anos da EMEF “Antônio Fernandes de Almeida”.

“A escola está com uma parceria com o banco Sicoob, por meio de um concurso cultural sobre Consumo Consciente. Recebemos uma cartilha que está sendo usada dentro deste projeto que estamos de desenvolvendo. Através do assunto consumo consciente ensinamos que, além de aprender a economizar, podemos salvar o meio ambiente”, salienta a diretora.

Programa Agrinho

No ano em que completa 15 anos no Espírito Santo, o Programa de Educação Socioambiental Agrinho, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES), tem como tema “Inovação e Tecnologia em Defesa do Meio Ambiente”. A edição especial mobiliza cerca de 80 mil alunos em todo Estado, e envolve mais de 60 municípios capixabas.

Durante o ano letivo, o tema é discutido em sala de aula e os estudantes desenvolvem ações práticas em sua comunidade, na busca de melhorias para o meio ambiente e, em seguida, preparam desenhos e redações para participar de um concurso cultural. Os professores e coordenadores municipais realizam atividades pedagógicas e todos os trabalhos são enviados para a banca avaliadora contratada pelo Senar-ES.

Após a avaliação, serão distribuídos 125 prêmios entre alunos, professores e coordenadores municipais. Os vencedores vão receber motocicletas, bicicletas, notebooks, impressoras, TVs 42 polegadas e mochilas. A cerimônia de premiação está prevista para o dia 4 de dezembro de 2019, em Vitória.