Guerino participa de implantação do Conselho Regional de Desenvolvimento em Linhares

Órgão foi implantado no município pelo Governo do Estado para atender a Microrregião Rio Doce.

Na manhã desta quinta-feira (15), o prefeito de Linhares Guerino Zanon, acompanhado do secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Urbano, Luiz Fernando Lorenzoni, participou da solenidade de apresentação do Plano Regional do Espírito Santo e Implantação do Conselho de Desenvolvimento da Microrregião Rio Doce. O secretário Luiz Fernando Lorenzoni foi um dos escolhidos para integrar o recém-criado órgão.

O encontro, que aconteceu no auditório do Sesi/Senai, no bairro Aviso, ainda reuniu o secretário de Estado de Desenvolvimento (SEDES), Paulo Menegueli; o diretor presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Luiz Paulo Vellozo Lucas; o deputado estadual Marcus Garcia; os secretários municipais de Agricultura, Franco Fioroti, e de Desenvolvimento Econômico e Urbano, Luiz Fernando Lorenzoni; o diretor do Bandes, Everaldo Colodetti; o vice-presidente da Adel, Frank Caldara; e demais autoridades e empresários da região.

O Governo do Estado pretende executar no Espírito Santo um Plano de Desenvolvimento Regional – cuja gestão será conjunta com as Secretarias de Estado de Desenvolvimento (SEDES) e de Economia e Planejamento (SEP), além do Instituto Jones dos Santos Neves – que contemplará as microrregiões capixabas. “Esse é um compromisso da gestão do Governo do Estado com a construção da política de desenvolvimento regional”, garante o subsecretário da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (SEDES), Paulo Menegueli.

Na oportunidade foi anunciada a implantação do Conselho de Desenvolvimento da Microrregião Rio Doce – formada pelos municípios de Aracruz, Ibiraçu, João Neiva, Linhares, Rio Bananal e Sooretama. Além dessa microrregião, serão contempladas as regiões Central Serrana, Centro Oeste, Sudoeste Serrana, Litoral Sul, Central Sul, Caparaó, Nordeste e Noroeste.

O objetivo dos Conselhos é criar uma agenda prioritária para região, com ambiente de articulação, integração de interesses das microrregiões, a partir das vocações, desafios e oportunidades identificadas para cada área. E, dessa forma, buscar o desenvolvimento regional integrado de forma equilibrada e sustentável.

Durante o encontro, o diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Luiz Paulo Vellozo Lucas, apresentou o “Panorama e Indicadores da Microrregião e Metodologia do Plano”; já o subsecretário da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (SEDES), Paulo Menegueli, apresentou a metodologia para formação do conselho e cronograma de atividades.

O prefeito Guerino Zanon ressaltou a importância da implantação dos Conselhos no processo de transformação e crescimento das cidades capixabas. “Não adianta termos ilhas isoladas de desenvolvimento no Espírito Santo. Nós precisamos que todo o Estado passe por um processo de desenvolvimento das políticas públicas, e esse encontro aqui confirma isso. O que esperamos é que atitudes como esta sejam a conquista não só de um governo, mas que sejam uma política de Estado. Então, esse Conselho que está sendo formado hoje, aqui em Linhares, terá uma função importante para que nós possamos crescer como um todo e não isoladamente”, frisou.

Guerino ainda destacou o trabalho que vem sendo realizado na atual gestão para que novas empresas invistam não somente em Linhares, mas também no Estado. “Estamos trabalhado muito para trazer ao Espírito Santo e a Linhares novas oportunidades. Infelizmente, notamos que o Estado não conta ainda com o emparelhamento necessário para que possamos fazer atração de investimentos. Nós precisamos fazer com que as indústrias de transformação também sejam uma realidade no nosso Estado, ou seja, não devemos apenas produzir bons produtos e enviá-los em commodities para fora, mas trabalharmos as indústrias de transformações. E é isso que nós temos feito, como fizemos com a atração da Cacique e estamos prestes a anunciar outra grande indústria, a nível mundial, que vai transformar o nosso café em café solúvel e exportá-lo para o mundo todo”.

Formação do Conselho

Ao final das apresentações, os participantes presentes discutiram os nomes que seriam levantados para compor o de Desenvolvimento da Microrregião Rio Doce. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Urbano de Linhares, Luiz Fernando Lorenzoni, integra o recém-criado grupo.

“Considero importante a instalação do Conselho em virtude de que o mesmo irá discutir as questões ambientais que influenciam no processo de fortalecimento, de ampliação, de modernização da dinâmica econômica, voltada para a geração de emprego, renda e oportunidades. O olhar será sistêmico, sinérgico e de região. E o objetivo vai ser trabalhar as questões que envolvam a infraestrutura, o fortalecimento das empresas locais, atração de investimentos, e o setor educacional voltado para formação e desenvolvimento de recursos humanos”, aponta Lorenzoni.

O Conselho é ainda composto por Elder Elias Giordano Marim e Luiz Soares Cordeiro (indicados pela Findes), João Calmon Soeiro (indicado pela OCB/ES), Antônio Roberte Bourguignon (representando a Faes), Claudimar Cosme da Silva (pela Femicro). Confira abaixo a composição:

Prefeitos:

Felismino Ardizzon – Rio Bananal

Dr. Otávio – João Neiva

Vereadores:

Dileuza Marins – Aracruz

Otávio Maioli – Ibiraçu

Secretários Municipais:

Fernando Camiletti – Secretaria Agricultura de Sooretama

Luiz Fernando Lorenzoni – Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Urbano de Linhares

Estado: Luiz Carlos Cruz – Sejus

Legislativo Estadual: Marcos Garcia

Associações:

Lennon Guidolini – Amear

Alair Giuriato – Adel

Cimá Guivali – Associação Meio Ambiente, Inovação e Sustentabilidade

Paulo Sérgio Barcelos Pimentel – Comitê Bacia Hidrográfica Centro-Oeste

Dolores Cole – Comitê Bacia Hidrográfica Rio Doce

Instituição de Ensino:

Leandro Bitti Santana – Ifes Aracruz

Jussara Oliveira – Faceli