Prefeitura capacita profissionais da saúde no enfrentamento à Sífilis

A Secretaria Municipal de Saúde realizou nessa quarta-feira, dia 07, uma capacitação para os profissionais que atuam na saúde do município a respeito da Sífilis. O treinamento foi voltado para atualização das informações relacionadas à sífilis, as formas de prevenção e ainda para qualificar a assistência prestada aos pacientes na identificação de casos e tratamento. Mais de 120 profissionais participaram do encontro entre eles, médicos, enfermeiros, farmacêuticos, odontólogos e auxiliares de consultório dentário da rede municipal e ainda colaboradores do Hospital Rio Doce.

De acordo com secretário municipal de Saúde, Saulo Meirelles, a capacitação faz parte das ações desenvolvida pelo Plano de Enfrentamento da Sífilis de Linhares. “Realizamos a capacitação para atualizar nossos profissionais sobre manejo com a sífilis e assim avançar ainda mais no combate a doença. Linhares conseguiu reduzir em quase 70% os casos de sífilis congênita nos dois últimos anos, passando de 32 em 2017 para 10 em 2018. Neste ano registramos apenas três casos e o nosso trabalho continua”, frisou.

As unidades de saúde de Linhares estão preparadas para realizar exames através do laboratório ou com testes rápidos. Nos casos positivos, as unidades oferecem o tratamento, que deve ser feito imediatamente, incluindo o (a) parceiro(a). O tratamento não é complicado e, geralmente, são três doses de medicamento semanais (uma por semana) e deve ser seguido corretamente para garantir a cura.