Prefeitura vai lançar série de ações para apoiar e promover a inovação tecnológica em Linhares

Como parte de um plano do governo para fomentar ideias e empresas inovadoras, a Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Urbano, criou o Comitê Linhares pela Inovação – CLI. Trata-se de uma ação coletiva de instituições e atores do município que se mobilizaram para apoiar ações e projetos tecnológicos com o objetivo de fomentar o ecossistema local de inovação. Inicialmente a interação do comitê com o público será por meio do site: www.inovalinhares.com.br

A primeira ação do CLI é a criação da plataforma digital (www.inovalinhares.com.br), que será lançada no 1º Fórum de Inovação de Linhares, que tem o tema: “O poder da Inovação e o suporte do ecossistema para tirar as ideias do papel”, e será realizado no dia 27 de agosto, às 19 horas, no Auditório Paulo Joaquim do Nascimento, na sede da Federação das Indústrias do Espírito Santo em Linhares (Findes), no bairro Aviso. A ação integra a programação dos 219 anos de fundação de Linhares.

O Fórum vai explicar como funcionará o comitê; como as pessoas poderão interagir na plataforma; apresentação das instituições parceiras e planejamento de ações; além de uma palestra com o empreendedor capixaba Pedro Guizardi, CEO da Dersalis Healthy Solutions, que contará toda sua trajetória para criação de sua startup, desde as dificuldades aos avanços, além de como conseguiu ajuda do ecossistema de inovação capixaba.

O evento ainda contará com estandes de instituições locais que promovem o empreendedorismo e utilização de novas tecnologias no desenvolvimento de projetos. A ideia é que o participante possa interagir para tirar dúvidas, realizar conexões, e conhecer mais sobre as ações existentes.

Para o prefeito de Linhares, Guerino Zanon, esta será a primeira de uma série de atividades que vão ocorrer de forma continuada para estreitar e consolidar a relação entre todos os atores do ecossistema de inovação linharense e capixaba de forma permanente e produtiva.

“Damos um passo importante para a inovação tecnológica em Linhares a partir das demandas que serão discutidas no âmbito do fórum com o objetivo de formular e implementar programas que aproximem o setor acadêmico ao empresarial e apoiar a formação de recursos humanos mais focados na geração de projetos inovadores. Temos a certeza de que o CLI irá se consolidar como um canal permanente de debate da inovação tecnológica e uma boa estratégia para a construção de um ambiente mais inovador em Linhares”, sublinhou.

O diretor de Pesquisa, pós-graduação e extensão do Ifes campus Linhares, Geovani Alípio Nascimento, explicou que o objetivo do Comitê é aproximar as instituições que contribuem para o desenvolvimento local e transformá-las em uma grande rede de cooperação (ecossistema) com foco em ajudar o cidadão de Linhares que deseja empreender e inovar.

“O linharense é criativo. Queremos utilizar as nossas instituições para aproximá-los de ferramentas, métodos, projetos e pessoas, que possam ajudá-los a transformar uma boa ideia em um grande negócio ou em soluções criativas para demandas existentes, sejam elas do setor público ou privado. Não podemos nos esquecer das empresas do município, elas também tem um papel fundamental para o desenvolvimento das ações. Uma das metas é exatamente incentivar o conceito de ‘Inovação aberta’ e as empresas são convidadas a participar”.

Além da Prefeitura de Linhares, participam da iniciativa, o Instituto Federal do Espírito Santo campus Linhares, a Findes, Senai, Sebrae, Faculdade Pitágoras de Linhares, Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli), Associação para o Desenvolvimento de Linhares (Adel), e a Aliança Jovem da Adel.

O que é o CLI?

O objetivo do comitê é exatamente promover e identificar ideias inovadoras e conectando-as ao ecossistema, utilizando a rede local para ajudar o empreendedor a transformar a ideia em um projeto, ou ainda a criar uma empresa em fase inicial (startup), ou ainda auxiliar a proteção de propriedade intelectual, ou ainda dar suporte para prototipagem, ou ainda a incubação do empreendimento, bem como outras ações de suporte.

O CLI visa ainda conectar empresas, bem como diversas áreas do governo municipal, com o intuito de conhecer as demandas destes setores e apoiar a construção de soluções criativas locais, estimulando a criação de novas empresas.

A proposta é conectar o governo municipal, a academia, o setor produtivo, e outras áreas que tenham interesse em promover inovação e empreendedorismo, assim como incentivar negócios de impacto social e ambiental.

O comitê discute uma séria de ações dentro do município, através da rede de parceiros que aderirem ao grupo, como por exemplo: cursos, palestras, desafios tecnológicos, incentivos à pesquisa, programas de incentivo à criação de negócios de impacto, programas de incubação de empreendimentos, eventos com investidores, todas com foco na aplicação de novas tecnologias.

Embora já existam ações no Estado do Espirito Santo com foco na promoção da inovação, o grupo identificou que em Linhares seria preciso, em um primeiro momento, ampliar a capacitação de pessoas e criar uma plataforma para ouvir as pessoas que querem inovar e empreender.

Serviço:

1º. Inova Linhares, dia 22 de agosto

Local: Auditório Paulo Joaquim do Nascimento, na sede da Findes, na Avenida Filogônio Peixoto, bairro Aviso

Horário: 19 horas

Inscrições: www.inovalinhares.com.br