Prefeitura abre inscrições para 4ª edição da Virada Cultural de Linhares

A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, em parceria com o Conselho Municipal de Cultura e da Seccional Regional Linhares do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (Serlihges), anunciam a realização da 4ª edição da Virada Cultural de Linhares em comemoração aos 219 anos de fundação do Município, entre os dias 23 e 25 de agosto, na Praça 22 de Agosto, na Rua da Conceição, no centro da cidade.

A programação vai incluir arte urbana, música, dança, circo, cinema, teatro, programação infantil, stand up, artes visuais, literatura, fotografia, vídeo, cultura popular e performances. Tudo isso, realizado de forma interativa em um circuito formado por sete espaços interativos instalados dentro da Praça – são três palcos montados com sonorização e iluminação, e quatro espaços fixos: o palco principal da praça (Anfiteatro Tia Dulce), sede da Serlighes, Biblioteca Pública Municipal e Centro Cultural Nice Avanza.

As apresentações serão definidas por cada espaço por meio de inscrições, que estão abertas na sede da secretaria de Cultura, na antiga Câmara Municipal, no centro, e também na sede da Biblioteca Pública Municipal “Antônio Azevedo de Lima” e da Serlihges, localizadas na Praça 22 de Agosto. O prazo segue até o dia 15 de agosto.

Artistas, agentes culturais, empreendedores e público serão convidados a construir juntos, experiências de convívio e redescoberta do ambiente urbano. A proposta é mostrar uma cidade pulsante, com espaços públicos ocupados, um circuito com atrações diversas.

Para o prefeito Guerino Zanon, realizar a Virada em 2019 é uma conquista da cidade, que se soma a outras políticas culturais implementadas nos últimos anos em Linhares, como a adesão do Município ao Sistema Nacional de Cultura. “É importante enxergarmos a Virada no contexto mais amplo da cultura em Linhares, em que há uma composição de iniciativas voltadas para a descentralização, estímulo à produção, fruição e celebração. A Virada traz o diferencial do olhar para a Rua da Conceição, berço da história de Linhares, uma vivência diferente no espaço público e uma abertura para a experimentação e novos formatos, que vem se reinventando a cada ano”, diz.

Seguindo a experiência de outros grandes eventos realizados em Linhares, a Virada é construída de forma integrada. Guarda Municipal, secretarias municipais de Educação; Segurança Pública e Defesa Social; de Saúde; Conselho Municipal de Cultura, Seccional Regional Linhares do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (Serlihges), e outros órgãos públicos farão parte do planejamento do evento.

“Linhares aprendeu e cresceu com grandes eventos de rua nos últimos anos. O Carnaval, o Festival de Cultura e Gastronomia, o Festival de Quadrilhas e a própria Virada são exemplos de como os órgãos públicos, as equipes de produção, os artistas e toda a população trabalham de forma colaborativa para ampliar a oferta de cultura e turismo no município. É o que vamos fazer mais uma vez”, afirma o diretor de Cultura da Prefeitura de Linhares, Urbano D’Ávila.

Para o secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Ivan Salvador Filho, é muito estimulante poder ver a experiência da Virada Cultural se multiplicar por toda a Linhares e se consolidar nesta quarta edição. “Com muito empenho e criatividade, conseguimos tornar a Virada Cultural um palco para a valorização da arte e da cultura de Linhares. É a valorização dos artistas linharenses. Iremos incentivar a circulação das pessoas por toda a área do evento e a observação de aspectos da arquitetura e do patrimônio cultural, usufruindo de intervenções gratuitas, próximas, e que gerem um sentimento de afeto pela cidade”, assinala.

Inscrições

Podem se inscrever na Virada Cultural, artistas independentes, bandas e grupos, profissionais ou não, de todos os segmentos artísticos. As inscrições devem ser feitas na sede da secretaria de Cultura, na antiga Câmara Municipal, no centro, e também na sede da Biblioteca Pública Municipal “Antônio Azevedo de Lima” e da Serlihges, localizadas na Praça 22 de Agosto.

A novidade deste ano, é que os artistas também poderão preencher na ficha de inscrição o interesse em participar do tradicional Desfile Cívico em celebração ao aniversário da cidade, que acontece no dia 22 de agosto, às 14 horas, na Avenida Governador Lindenberg.

Os interessados devem, antecipadamente, preencher e imprimir a ficha de inscrição e autorizar o do uso de imagem que estão disponíveis no fim desta matéria. Depois, entregá-los em um desses três locais disponíveis para inscrição. Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone 3372-2128.