Dia do Motorista: 145 profissionais atuam com comprometimento para uma Linhares melhor

Eles vão para as ruas antes mesmo do sol nascer, dão o primeiro “bom dia” para grande parte da população, garantem um trânsito seguro e ainda agilizam a resolução de problemas diversos, desde os mais burocráticos, como a entrega de documentos, aos mais delicados, como o transporte de pacientes para hospitais. Mais do que motoristas, são condutores do desenvolvimento de uma cidade inteira.

E se para alguns eles são apenas um trabalhador em frente ao volante, para muitos são a certeza de poder chegar em casa ou no trabalho e a garantia de que terão como se locomover na imensidão de um município com mais de 170 mil habitantes, como Linhares. Em 25 de julho, quando se comemora o Dia do Motorista, há muito o que celebrar e muitas histórias para contar.

A data foi escolhida porque se trata do dia de São Cristóvão, o santo protetor dos motoristas e viajantes, e foi instituída oficialmente em todo o Brasil no dia 21 de outubro de 1968, através do decreto nº 63.461. Atualmente, a Prefeitura conta com 145 condutores de veículos distribuídos por todas as secretarias.

Motorista há 36 anos, sendo oito no transporte municipal de Linhares, Marcos Tadeu Pego, de 54 anos, que atua na Central de Ambulâncias, faz questão de demonstrar gratidão pela profissão que, segundo ele, traz apenas alegrias.

Para ele, ter responsabilidade é uma das principais obrigações dos condutores, já que carregam vidas. “Se acontece alguma coisa com um passageiro machucamos muita gente, pois cada um tem por trás uma família. Por isso, nesse dia 25 eu peço para que todos os novos motoristas sejam profissionais para que não coloquem tudo a perder”.

Equilíbrio

Como condutor de ambulância, ele deve buscar o equilíbrio entre a segurança do paciente e a necessidade de se chegar rápido ao destino. “Posso avançar o sinal, para ganhar tempo, mas preciso dar segurança ao paciente que estou transportando. Então, procuro prestar bastante atenção em relação aos pedestres e ao fluxo de veículos no cruzamento, além de manter uma velocidade rápida por causa da emergência do paciente, mas também que seja segura para ele”, descreve.

Na ambulância, a responsabilidade do paciente é toda dele. “O médico e o enfermeiro irão me dizer o estado dele. Dependendo de qual seja, não posso passar em um quebra-mola rápido, por exemplo. Cada caso é um caso e pede um jeito de dirigir”, analisa.

O diretor de Transportes da secretaria municipal de Saúde, Gilmar Salvador, destacou a missão da categoria. “Nossa responsabilidade é grande, pois devemos zelar pelo patrimônio e pelas pessoas que transportamos, sempre agindo com princípios essenciais, com serenidade, segurança, equilíbrio e compromisso”, explicou.

O importante trabalho do motorista, na administração municipal, foi ressaltado pelo prefeito de Linhares, Guerino Zanon. “São profissionais que devem ser valorizados, por também fazerem uma cidade melhor. Temos a certeza de que estamos sendo bem cuidados no trânsito e na prestação dos serviços”, enfatizou.

Dia do Motorista

O dia do motorista é comemorado no dia de São Cristóvão, padroeiro desses condutores e também dos viajantes. O nome do santo significa “portador de Cristo” ou “aquele que carrega Cristo”. Acredita-se que Cristóvão tenha vivido no Oriente Médio, precisamente na Síria. E, ainda, que tenha sofrido o martírio no século III.

De acordo com a tradição católica, ele tinha mania de grandeza e queria servir o maior rei do mundo. Achando que era Satanás, começou a servi-lo. Mas descobriu estar enganado. Então, tomou conhecimento de que o maior rei do mundo era Jesus e passou a servi-lo. Um ermitão o fez ver que a bondade era o caminho mais agradável aos olhos de Deus.

A partir daí, Cristóvão começou a se dedicar a servir aos semelhantes. Por ser um gigante forte, passou a transportar pessoas através de um rio. Um dia, ao ajudar um menino a atravessar, ouviu dele: “Tiveste às costas mais que o mundo inteiro. Transportaste o Criador de todas as coisas. Sou Jesus, aquele a quem serves”.