Saúde promove campanha contra hepatites virais com testes rápidos durante toda semana

O programa de DST/Aids e Hepatites Virais, do Núcleo de Atenção à Políticas de Saúde (NAPS), da secretaria Municipal de Saúde, realiza durante toda esta semana uma campanha contra as hepatites virais em Linhares. A ação acontece em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra Hepatites Virais (28 de julho). Em todas as unidades de saúde do município e no NAPS serão realizados testes rápidos que detectam as hepatites B e C. Além disso, uma ação de promoção à saúde será realizada, nos dias 25 e 26, quinta e sexta-feira, das 8h às 16h, em frente ao Naps.

O diretor de especialidades do Naps, Itamar Teixeira, informou que só até junho deste ano foram diagnosticados 24 novos casos das doenças no município. Em 2018 foram 32 casos. “Ainda registramos um grande número de casos destas doenças em Linhares e este é o momento onde reforçarmos a mensagem de conscientização sobre a prevenção e também incentivamos a população para realizar os testes. Quando antes diagnosticada a doença, mais fácil se torna o tratamento”, ressaltou.

Os testes podem ser realizados das 7h às 17 horas, nas unidades de saúde do município e Naps. O resultado sai em 10 minutos. Caso detectada a doença, o paciente será encaminhado para o tratamento, por meio do programa municipal de DST/Aids e Hepatites Virais. O Naps fica localizado no Centro de Especialidades da Saúde, no bairro Colina, antigo hospital Talma.