Durante audiência pública, Prefeitura anuncia castração gratuita de cães e gatos em Linhares

Interessados deverão entrar em contato com a Unidade de Vigilância em Zoonoses, no bairro Três Barras.

Linhares deu um importante passo na implementação de políticas públicas voltadas à proteção da vida animal. Na noite desta segunda-feira(22) durante a audiência pública sobre Bem-estar Animal, no auditório da UAB, no bairro Novo Horizonte, foi assinado o convênio para a castração gratuita de cães e gatos em Linhares.

Na mesma ocasião foi iniciado o diálogo com voluntários, protetores de animais, veterinários e zootecnistas para a criação da Diretoria de Proteção Aninmal, que será vinculada à secretaria municipal de Meio Ambiente. Além disto, palestras sobre os mitos e verdades sobre a castração e bem-estar animal estiveram na pauta da audiência. O evento contou com o apoio da Aipa – Apoio Independente de Proteção Animal. O evento contou com a presença de 130 pessoas, além de secretários municipais, voluntários protetores de animais e os vereadores Jean Menezes e Tobias Cometti.

A expectativa é que, com a implantação do projeto de castração de cães e gatos em conjunto com ações voluntárias como Feira de Adoção de Animais e trabalhos educativos, a Prefeitura consiga minimizar o número de animais abandonados pela cidade.

De acordo com o convênio, os cidadãos que têm o cartão do programa Bolsa Família e que forem guardiões de cães e gatos poderão castrar seus animais gratuitamente na clínica credenciada pelo Município. “Este público foi escolhido devido à baixa renda e pelo pouco acesso ao atendimento médico veterinário, fator que contribui para a proliferação progressiva e descontrolada dos animais”, pontua o secretário municipal de Saúde, Saulo Meireles.

Etapa de Inscrições

O calendário de inscrições para a castração de cães e gatos do município já está sendo definido e será divulgado nos próximos dias. O atendimento aos interessados será realizado Unidade de Vigilância em Zoonoses, órgão vinculado à secretaria municipal de Saúde, no bairro Três Barras. As castrações terão início no mês de agosto.

O programa irá priorizar a castração de fêmeas caninas e felinas, sem deixar de atender também os animais de sexo masculino. A iniciativa visa atender pessoas de baixa renda ou que façam parte de algum programa social. “Também daremos atenção especial aos animais sob cuidados de protetores independentes e de pessoas que cuidam de animais de rua”, explicou a Procuradora Geral do Município, Nádia Lorenzoni.

Para efetuar o cadastro, serão exigidas as seguintes documentações dos responsáveis do animal: CPF, comprovante de residência, comprovante de renda ou inscrição em programas de assistência social do Cadastro Único. Se necessário, a equipe da Unidade de Vigilância em Zoonoses poderá realizar visitas in loco para orientações e verificação das condições do animal.

“Posteriormente à inscrição, os interessados serão chamados para preencher um cadastro com informações básicas para coleta de dados sobre o tutor, os animais da residência e o ambiente em que eles vivem, bem como fornecer dados mais específicos dos animais a serem castrados, como nome, espécie, raça e idade”, detalhou Nádia.

Objetivo do programa

O programa de castração tem por objetivo o controle populacional e, através dele, o combate ao abandono e aos maus-tratos. “A Unidade de Vigilância em Zoonoses vai solicitar que todas as pessoas que possuam animais evitem crias indesejadas até que seja possível realizar a castração. Essa medida pode ser adotada por meio de separação das fêmeas e machos ou por meios contraceptivos, desde que indicado por médico veterinário”, aconselhou a diretora do órgão. 

“Para termos esse controle populacional precisamos do apoio de toda a população. Segundo estimativas, de cada dez animais que nascem, nove acabam no abandono. Esse dado comprova que não há lares para todos e a única forma de mudar essa realidade é a castração, o efetivo combate aos maus-tratos, além da prática da guarda responsável. Sabemos que os animais sentem tudo o que sentimos e merecem uma vida digna”, declarou a voluntária do Aipa – Apoio Independente de Proteção Animal, Rosiane Torres Scandian, a Zaninha.