Prefeitura inicia instalação de novas papeleiras nas praças de Linhares

A Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Obras e Serviços Urbanos, iniciou a instalação de novas papeleiras nas praças Nestor Gomes, Régis Bittencourt e 22 de Agosto, no centro de Linhares. Nos próximos dias, as equipes irão instalar os equipamentos nas praças dos bairros Colina, Conceição e Conjunto Juparanã. A previsão é que no decorrer do segundo semestre todas as praças do Município sejam contempladas com as papeleiras.

Quem gostou da iniciativa foi a Maiara Edith Montay que mora no bairro Novo Horizonte, mas sempre visita a Praça 22 de Agosto, na Rua da Conceição. “Se as lixeiras estão instaladas é porque tem significado. Agora, é preciso que as pessoas tenham consciência e façam o descarte correto do lixo dentro das papeleiras. Agindo assim, contaremos sempre com nossas praças mais limpas e para todos”, disse.

“Faço minha parte e colaboro para uma cidade mais limpa. Todos devem ter esta atitude que parece ser simples, mas que na verdade é de extrema importância, inclusive para o meio ambiente. Também é preciso zelar pelas novas lixeiras, para que não ficamos ausentes de equipamentos para o descarte do lixo”, alertou a moradora do bairro Centro, Maria Aparecida dos Santos.

As papeleiras são importantes ferramentas de combate a alagamentos e de garantia da limpeza urbana, evitando que os resíduos descartados cheguem às galerias de águas pluviais e aos bueiros, evitando assim, que em dias de chuvas fortes, ocorram alagamentos.

Segundo o secretário de Obras e Serviços Urbanos, João Cleber Bianchi, um estudo da Prefeitura identificou os pontos com maiores necessidades para receberem as papeleiras. “Essas novas papeleiras também irão substituir as danificadas (quebradas), além de também serem instaladas em locais que ainda não possuem o equipamento.”

“Inicialmente começamos instalar 200 novas lixeiras por toda cidade. Vamos avançar ainda mais com o serviço que agora começou a ser realizado nas praças públicas do Município. Nossa proposta também é conscientizar a população para que o lixo seja realmente jogado no lugar certo, colaborando assim com o nosso meio ambiente e deixando a cidade mais bonita e organizada. Contamos com o apoio de todos na preservação do patrimônio público”, destacou o prefeito de Linhares, Guerino Zanon.

Denúncias

Para coibir atos de vandalismo, a Prefeitura conta com o apoio da Guarda Civil Municipal, através das cameras da Central de Videomonitoramento e rondas periódicas e diárias pelos bairros do município. A população pode denunciar atos de vandalismo pelos telefones 153 da Guarda Civil Municipal ou o 190, da Polícia Militar.