Falta de abastecimento da vacina BCG, pelo Ministério da Saúde, prejudica estoques em Linhares

A Secretaria Municipal de Saúde de Linhares comunica a toda população que está em falta a vacina BCG, destinada a proteção contra tuberculose, administrada ainda na maternidade à recém-nascidos. A Secretaria recebeu um comunicado do Programa Nacional de Imunização – PNI, por meio da Regional de Saúde sobre o desabastecimento da vacina. Nenhuma data de regularização da situação foi divulgada. A vacina é distribuída aos estados da federação pelo Ministério da Saúde.

A Secretaria informa ainda que assim que a situação for normalizada todas as crianças de Linhares receberão as doses. A vacina BCG é aplicada nos primeiros 30 dias de vida, porém ela é disponibilizada para crianças de até 5 anos.

A vacina BCG protege contra a tuberculose. Apenas 40% da média de uso mensal do Município todo foi recebido e já é registrado desabastecimento nos postos e vacinação no Hospital Rio Doce e da Unidade de Saúde do bairro Centro, onde a vacina é aplicada em Linhares.

“Estamos fazendo o possível para evitar o desabastecimento total. Infelizmente a resolução dessa situação não depende apenas do município e não existem fornecedores além do governo federal. Estamos monitorando a situação, que não é exclusiva de Linhares, mas nacional”, afirma a diretora de Vigilância Epidemiológica, Jackelene Ramos.