Mais de 220 pacientes são atendidos em horário estendido de Odontologia na US do Planalto

Desde que o horário estendido dos serviços de odontologia foi implantado na Unidade de Saúde do bairro Planalto, mais de 224 pacientes já receberam atendimento. O horário estendido funciona das 17 às 21 horas, de segunda a sexta-feira e visa facilitar o acesso dos moradores de Linhares aos programas de saúde bucal oferecidos pelo Município. Os dados são referentes de junho ao último dia 12 de julho. Ainda neste período, no horário de atendimento estendido, foram realizados mais de 850 procedimentos odontológicos na unidade.

Durante o horário estendido um cirurgião-dentista e um auxiliar de saúde bucal estão à disposição do público. São realizados procedimentos básicos como restauração, raspagens (limpezas) e extrações dentárias. Em caso de tratamento específico, o paciente é encaminhado ao especialista por meio de agendamento.

 “O atendimento no novo horário facilitou o acesso à saúde para muitas pessoas que não conseguiam comparecer a uma unidade em período comercial”, enfatizou o diretor do Departamento de Atenção à Saúde Bucal da Prefeitura de Linhares, Itamar Teixeira. Ele disse ainda que os serviços estão à disposição do público em geral, podendo residir em qualquer região de Linhares. Para ser atendido, é necessário o usuário apresentar o cartão do SUS.

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, visitou a Unidade na última sexta-feira (12) e ressaltou que esse serviço é mais um avanço para a saúde no município.  “Estamos promovendo diversas ações para melhorar a estrutura de atendimento nas unidades de saúde, facilitando e aproximando os cuidados em saúde da população. A quantidade de atendimentos odontológicos já realizados nos dá a certeza de que estamos no caminho certo e que vamos avançar cada vez mais”, frisou Guerino.

Mais de 20 mil atendimentos

A unidade de saúde do bairro Planalto realizou mais de 20 mil atendimentos médicos em um ano após a implantação do horário estendido de 17h às 21 horas. De junho de 2018 a junho de 2019 foram realizados 20.655 atendimentos, sendo 4.269 consultas médicas, 4.978 consultas de enfermagem e 11.408 procedimentos médicos, como pequenas cirurgias, aferição de pressão e curativos. Durante este período, a unidade atendeu os moradores de todo o Município no horário alternativo.