Unidade de Saúde do Planalto realiza mais de 20 mil atendimentos em horário estendido em um ano

Mais de 20 mil atendimentos. Este é o número registrado em um ano após a implantação do horário estendido de 17h às 21 horas, na Unidade de Saúde do bairro Planalto. De junho de 2018 a junho de 2019 foram realizados 20.655 atendimentos, sendo 4.269 consultas médicas, 4.978 consultas de enfermagem e 11.408 procedimentos médicos, como pequenas cirurgias, aferição de pressão e curativos. Durante este período, a unidade atendeu os moradores de todo o Município no horário alternativo. Os pacientes referenciados na Unidade são atendidos no horário normal de funcionamento da Unidade, das 7 às 17 horas.

Os números comprovam a eficiência do serviço e apontam o atendimento de uma demanda reprimida. “Essa demanda reprimida são aquelas pessoas que não conseguiam ir ao médico por conta do horário que era incompatível com o horário do trabalho. O novo serviço acabou desafogando os pronto-socorro do Hospital Geral de Linhares (HGL), por exemplo”, disse o secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meireles.

O horário estendido é um compromisso do prefeito Guerino Zanon. ”Em média foram mais de 320 consultas médicas realizadas por mês neste período em que estendemos o horário de atendimento. Este é compromisso que cumprimos e está realmente atingindo o objetivo que é ampliar e aproximar o acesso da população aos serviços de saúde pública, dando ainda mais agilidade no atendimento” ressalta o prefeito.

De acordo com ele, está sendo avaliada a possibilidade de expandir o horário estendido em outras unidades, de acordo com as necessidades dos usuários. “Nós estamos fazemos um diagnóstico epidemiológico e populacional de cada área para avaliar as que possuem maior necessidade para abertura do horário estendido. Esse horário foi uma iniciativa que implantamos com o intuito de ampliar o acesso para que as pessoas que não podem comparecer durante o dia tenham um horário alternativo”, destaca.

“É muito bom contar com este horário de atendimento à noite. Para as pessoas que trabalham e não conseguem vir antes é algo muito importante. Tenho filhos e sempre que preciso na urgência eu trago eles aqui na unidade. Fica pertinho da gente e não preciso mais ir até o HGL”, frisou Roseane Santos, moradora do bairro.

“Um ano de horário estendido e um ano de atendimento em saúde mais facilitado para as pessoas. Atendendo no período da noite conseguimos receber pacientes que têm dificuldades em ir à Unidade no horário comercial, o trabalhador que, muitas vezes, não tem mesmo este tempo. Estamos felizes pela iniciativa do prefeito Guerino e de poder oferecer este serviço, agilizando o acesso aos cuidados com a saúde”, frisou a coordenadora da unidade de saúde, Cintia Rigoni.

Equipe de Acolhimento

Durante o horário estendido, entre as 17h e as 21h, a Unidade de Saúde atende pelo sistema de acolhimento – sem necessidade de agendamento mas priorizando o estado de saúde de cada pessoa. Neste horário, a equipe é composta por médico, enfermeiro, dois técnicos de enfermagem e profissionais de apoio; e os serviços oferecidos no horário estendido são: consultas médicas (adulto e infantil), consultas de enfermagem; curativos, nebulização, dispensação de medicamentos orais e injetáveis.

Atendimento odontológico estendido

Além de atendimento médico, a Unidade de Saúde do bairro Planalto, oferece atendimento odontológico à população no horário de atendimento estendido, das 17 às 21 horas, de segunda a sexta-feira. Um cirurgião-dentista e um auxiliar de saúde bucal estão à disposição do público que tem acesso a procedimentos básicos como restauração, raspagens (limpezas) e extrações dentárias, por exemplo, enquanto as especialidades são encaminhadas para os serviços especializados, por meio de agendamento.