Balneabilidade: Praia de Povoação acessada pela rua principal e porto de Regência estão impróprios para banho

Por medida de segurança, a secretaria municipal de Meio Ambiente, por meio do Departamento de Recursos Naturais, recomenda que os moradores e turistas não entrem no mar da rua principal da Vila de Povoação e no porto de Regência. É que o monitoramento de balneabilidade realizado na semana passada apontou os locais impróprios para banho.  A classificação é válida até a próxima sexta-feira, dia 5.

De acordo com a pesquisa, o município ainda conta com nove pontos exclusivos para banho. Estes pontos estão localizados em praias e lagoas de Linhares e serão analisados e monitorados semanalmente. As placas que identificam o local de coleta e as condições de balneabilidade já foram instaladas.

As lagoas Nova (Cabana Serafim), das Palminhas (Cabana Fantim) e Juparanã (Praia das Três Pontas) estão liberadas para banho. No balneário de Pontal do Ipiranga há quatro pontos próprios: primeira, segunda e terceira avenida, além do riozinho. Já na praia de Regência a rua principal e o Projeto Tamar estão liberados para banho. A balneabilidade é a indicação da qualidade das águas destinadas à recreação de contato direto e prolongado, como natação, mergulho e lazer.

“Os levantamentos são realizados semanalmente durante um ano, para que no final desse período possamos identificar quais são os meses que devem ser monitorados com maior atenção. O nosso objetivo é deixar os munícipes e turistas tranquilos e bem informados sobre as condições de balneabilidade das praias e lagoas da nossa região”, destacou a Bióloga Paula Durão Gama Garcia.

Indicação

A balneabilidade das praias e lagoas de Linhares é realizada semanalmente, por meio da coleta de amostras de água em 10 pontos da cidade. Depois passa por uma análise laboratorial para avaliação do indicador de coliformes termotolerantes.

 A mudança das classificações se deve a fatores como estiagem prolongada, ocorrência de chuvas e condições de maré.

Dependendo dos resultados das amostras, o ponto de coleta pode mudar de próprio para impróprio de uma semana para outra. Essas placas são atualizadas conforme recomenda a resolução 274/00 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).