Secretaria de Saúde constrói calçada cidadã na Unidade de Saúde do Novo Horizonte

A secretaria municipal de Saúde, iniciou neste mês a conclusão das obras da calçada cidadã da Unidade Básica de Saúde do bairro Novo Horizonte. O projeto, que possui a orientação e o apoio técnico da Prefeitura de Linhares, tem o objetivo de garantir acessibilidade a toda população, principalmente os portadores de necessidades especiais, como deficientes visuais e físicos.

"Essa obra vai permitir melhor locomoção de todos os usuários, principalmente aqueles que possuem necessidades especiais", disse Saulo Rodrigues Meireles, secretário municipal de Saúde. 

A calçada cidadã segue os seguintes padrões:

Faixa de Percurso – deve ter largura mínima de 1,20 onde as pessoas possam caminhar livres de obstáculos. Ter piso antiderrapante e não trepidante.

Faixa de Serviço – área reservada junto ao meio-fio para instalação de equipamentos urbanos como postes, lixeiras e orelhões. Deve ter piso com cor e textura diferentes da faixa de percurso (pastilhado).

Faixa de Alerta Tátil – faixa de piso com textura diferenciada (ranhurado) para indicar aos deficientes visuais que ali existem rampas ou escadas.