Prefeitura vai formar 1,5 mil estudantes no Programa de Resistência e Cidadania na terça-feira (18)

Mais de 1,5 mil estudantes, entre crianças e adolescentes, de 11 escolas da rede pública municipal de Linhares encerram as aulas do Programa de Resistência e Cidadania, o Preci, na próxima terça-feira, dia 18 de junho, às 14 horas, no Ginásio Poliesportivo Leandro Silva dos Reis, anexo à praça do bairro Interlagos II. O Preci é desenvolvido pela Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Segurança Pública e Defesa Social, em parceria com a Polícia Militar. 

Os jovens, que tiveram a oportunidade de aprender sobre os perigos do envolvimento com drogas durante as aulas ministradas por agentes da Guarda Civil Municipal receberão os certificados de conclusão e irão celebrar junto aos seus familiares. 

"O Preci tem o objetivo de promover uma mudança no paradigma da violência, com a intenção de promover mudanças culturais, valorizar a vida e trazer novas perspectivas para estes 1,5 mil estudantes", explicou o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Coronel Jones da Silva Mattos.

Para o prefeito de Linhares, Guerino Zanon, esse é mais um passo dado para a promoção da paz social no município de Linhares. "O Preci é uma poderosa ferramenta de mudança cultural e de valorização da cultura da paz. O programa dá aos estudantes das nossas escolas subsídios para que possam optar pelo melhor caminho. Munidos de informação e conscientes dos prejuízos das drogas, nossos alunos terão muito mais firmeza para se afastar delas", frisou. 

Preci
O Programa de Resistência e Cidadania (Preci) é sedimentado na família, na escola e na Guarda Civil Municipal, de caráter essencialmente preventivo ao uso de drogas. Dentre seus objetivos está a contenção da violência em todos os seus aspectos (físicos, morais e emocionais) e, como tal, tem a finalidade de evitar que crianças e adolescentes em fase escolar iniciem o uso de drogas.

O programa é voltado para crianças e adolescentes de escolas da Prefeitura. Durante os encontros, são desenvolvidas aulas lúdicas e técnicas educacionais que ensinam aos alunos a resistirem às pressões dos grupos sociais para dizer "não" às drogas e à violência.