Coronavírus: população pode ajudar a proteger garis na hora de descartar o lixo

A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, está com seus trabalhadores nas ruas todos os dias para fazer a limpeza da cidade e deixar os ambientes higienizados, mesmo durante o período de pandemia do coronavírus.

Medidas e protocolos de segurança são seguidos antes e depois de cada atividade de trabalho para que eles fiquem protegidos. E cada morador de Linhares também pode ajudar a proteger esses funcionários.

Alguns cuidados em relação ao descarte de resíduos podem ser tomados pelos moradores, ajudando a preservar as vidas de garis e coletores de lixo, que não podem parar de trabalhar.

Uma das medidas recomendadas pela Prefeitura de Linhares para o período de quarentena é reforçar os sacos de lixo domiciliar para proteger os agentes de coleta do contato com material contaminado com o coronavírus, conforme explicou o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, João Cléber Bianchi.

Outra medida é separar em uma sacola extra, dentro do saco de lixo, possíveis resíduos contaminados, como lenços, máscaras, algodão e cotonetes.

O secretário explica que o serviço é essencial e não pode parar, por isto solicita que todos os moradores participem e ajudem com a proteção dos servidores. “Se todos pensarem na saúde dos coletores e garis, separando material contaminado em sacolas bem fechadas, estarão protegendo vidas. Assim, todos os garis e coletores podem garantir uma cidade limpa na luta diária que todos enfrentam durante essa pandemia mundial do novo coronavírus”, disse.

Outras medidas

Todos os servidores receberam máscaras individuais e são orientados sobre a importância da higienização das mãos.

Os turnos de trabalho foram readequados para que não haja aglomeração nas entradas e saídas dos servidores, assim como os servidores com mais de 60 anos e que estão inseridos no grupo de risco, orientados a ficar em casa.

Essas são apenas algumas das medidas para proteção dos servidores, efetivos ou terceirizados, da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos.