Prefeitura realiza formatura de 1,5 mil alunos no Programa de Resistência e Cidadania

Esta terça-feira (18) foi marcada por muita alegria e emoção para 1.500 alunos de 11 escolas da rede municipal de ensino de Linhares que receberam do prefeito Guerino Zanon o certificado de formatura do Programa de Resistência e Cidadania (Preci). Essa é a segunda turma do programa, implantado no ano passado, e atende a uma sistemática de prevenção, pensando em instruir os jovens a tomarem decisões responsáveis, visando à conscientização sobre o uso indevido de substâncias entorpecentes, lições sobre preservação do patrimônio público, trânsito e cidadania. A cerimônia aconteceu no Ginásio Poliesportivo Leandro Silva dos Reis, no Interlagos.

O programa, desenvolvido pela Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, em parceria com a Polícia Militar, é direcionado aos estudantes dos 5º e 6º anos. As escolas que receberam a equipe do Preci foram: EMEFs Antônio Fernandes de Almeida; Samuel Batista Cruz (Caic); Professora Maria Aparecida Lavagnoli; Professora Maria da Penha Pazito Ventura;  Prefeito Roberto Calmon; Roberto Moreira; Presidente Castelo Branco; Eliana Correa Pinafo; Jerônimo Monteiro; Elza Roni Scarpati e Cida Adalberto dos Reis.

O secretário da pasta, Coronel Jones da Silva Mattos, destacou a importância do programa que foi aplicado durante três meses nas escolas e que contou com a parceria da Secretaria Municipal de Educação e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. “Durante esses meses foram ministrados ensinamentos que vão ficar gravados na mente e coração dos alunos. O certificado recebido representa uma história de como resistir às drogas, o que é preservar o patrimônio público, lições de trânsito, o que é ser um bom motorista, por exemplo. Obrigada aos profissionais das escolas, da equipe do Preci, que plantaram uma sementinha no coração dessas crianças”, frisou.

A aluna de 10 anos, Haysla Hemolau de Almeida Barbosa, da EMEF Professora Maria Aparecida Lavagnoli, não escondia a felicidade e falou o que aprendeu no programa. “Aprendi tantas coisas importantes e entendi que precisamos ficar atentos porque têm amigos que não são verdadeiros, que a droga não é um caminho bom e que temos que resistir à pressão dos amigos, quando isso acontecer. Estou muito feliz”, pontuou.

João Pedro Ribeiro Pompermaier, que tem 11 anos e estuda na EMEF Antônio Fernandes de Almeida, disse que estava contando os dias para a chegada da formatura. “Aprendi muitas coisas importantes que eu não sabia como a diferença entre drogas lícitas e ilícitas, que fazem muito mal às pessoas. As drogas trazem doenças e morte de muitos jovens”, pontuou.

“O Preci é uma ferramenta para conscientização dos alunos quanto à valorização da vida, levando lições de cidadania, informando sobre os prejuízos das drogas, e contribuindo para que nossas crianças desenvolvam uma visão mais crítica das situações e problemas, sabendo escolher boas amizades e seguir sempre o caminho do bem”, disse o prefeito de Linhares, Guerino Zanon. No ano passado, na primeira etapa do programa, 300 alunos de três escolas municipais foram atendidos no Preci.

Estiveram presentes no evento o vice-prefeito de Linhares, Paulo Joaquim do Nascimento, secretários municipais, o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Bonomo, os vereadores Tarcísio Silva, Tobias Cometi, Jean Menezes, Estéfano Silote, além de representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Vara da Infância, Tiro de Guerra, Conselho Tutelar, Grupo de Resgate, Escoteiros de Linhares, Consel, Bombeiros. 

Preci

O Programa de Resistência e Cidadania (Preci) é sedimentado na família, na escola e na Guarda Civil Municipal, de caráter essencialmente preventivo ao uso de drogas. Dentre seus objetivos está à contenção da violência em todos os seus aspectos (físicos, morais e emocionais) e, como tal, tem a finalidade de evitar que crianças e adolescentes em fase escolar iniciem o uso de drogas.

O programa é voltado para crianças e adolescentes de escolas da Prefeitura. Durante os encontros, são desenvolvidas aulas lúdicas e técnicas educacionais que ensinam aos alunos a resistirem às pressões dos grupos sociais para dizer “não” às drogas e à violência.