Serviço de Inspeção garante qualidade higiênico-sanitária na agroindústria de origem animal

Para oferecer ao consumidor um produto com qualidade higiênico-sanitária, agregando valor à sua produção, a agroindústria Fera Pescados, administrada pela família do Vagner Ferreguetti, na Bagueira, obteve o Certificado de Registro no Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M.). O documento permite a comercialização dos produtos de origem animal como carne, leite, mel, ovos, pescado e seus produtos e subprodutos, no território municipal de forma legal. Até o momento, nove estabelecimentos possuem o certificado que é concedido pela Secretaria Municipal de Agricultura, Aquicultura, Pecuária e Abastecimento de Linhares.

A Fera Pescados e a Ki Carnes, no bairro São José, que produz diversos tipos de linguiça, foram as duas últimas agroindústrias que se regularizaram no Serviço e receberam o certificado de registro. "Dentre as principais mudanças realizadas em 2017, para facilitar a regularização no S.I.M., está a redução da taxa de licenciamento ambiental em até 80% para determinados estabelecimentos e a integração das secretarias envolvidas, como secretaria de Obras, Saúde, Agricultura e Meio Ambiente do município, foi fundamental, permitindo mais celeridade nos processos. O registro possibilita as agroindústrias de origem animal comercializarem seus produtos em padarias, supermercados, comércios varejistas em geral. Para o consumidor é garantida a qualidade sanitária e nutricional dos produtos, proporcionando mais segurança na compra dos alimentos", disse o secretário de Agricultura, Franco Fiorot.

A Fera Pescados produz filé de peixe congelado – tilápia, e o proprietário disse que o registro junto ao S.I.M. foi um passo muito importante para a empresa que atende residências e vários restaurantes no município. "Precisamos atestar para nossos consumidores a procedência e a qualidade dos nossos produtos, e o S.I.M. nos proporciona isso. Tivemos que fazer algumas adequações na estrutura física, aquisição de novos equipamentos, o que sem dúvida foi muito importante para o processo de produção", disse Vagner.
 
Hoje, a produção média mensal da Fera Pescados é de 2,5 mil quilos de peixes. "Aderir ao S.I.M. é um processo que vale muito à pena, até porque para expandirmos a nossa distribuição para Vitória, que é agora o nosso foco, por ter um mercado bom para o mix de produtos que trabalhamos, essa adesão foi essencial para no futuro conseguirmos aderir ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf), pois só com a certificação no Sistema é que podemos expandir nosso mercado para o estado inteiro", destacou.
 
A formalização no SIM também permite aos estabelecimentos processadores de produtos de origem animal, como o filé de tilápia, queijo, iogurte e produtos cárneos, a participarem de programas oficiais de aquisição de alimentos como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição Alimentar (PAA) para entrega dos produtos para merenda escolar e a possibilidade de adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf).
 
Periodicamente, a equipe de fiscalização do SIM vai aos estabelecimentos realizar a inspeção e fiscalização que abrange desde a recepção, até a manipulação, processamento, conservação, embalagem, rotulagem, armazenamento, expedição e distribuição dos produtos de origem animal. No site da prefeitura está disponível para a população e comércio varejista a listagem das agroindústrias registradas no SIM, bem como as orientações e documentos necessários para regularização (https://linhares.es.gov.br/Prefeitura/SIM.htm). "A Prefeitura de Linhares tem atuado de forma sistemática e constante na orientação de proprietários desses estabelecimentos, orientando quanto a regularização dos locais de produção, e registro no serviço de inspeção para o pleno funcionamento das atividades", finalizou o secretário de Agricultura, Franco Fiorot.
 
O que é o Susaf?
O S.I.M. de Linhares está caminhando a passos largos no processo para adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf), que promove a equivalência entre os serviços de inspeção municipal e estadual, ou seja, os produtos elaborados por estabelecimentos indicados pelo município poderão ser comercializados em todo território estadual.
 
Todo esse processo cria oportunidades para promoção do fortalecimento e desenvolvimento do setor rural com a agroindustrialização da produção excedente, diversificação das atividades produtivas, e agregação de valor aos produtos, incremento da geração de emprego e renda para mulheres e jovens, com garantia da qualidade sanitária de seus produtos. O processo está em fase final de reconhecimento de equivalência do Susaf junto ao Idaf.