Secretaria capacita profissionais da saúde no enfrentamento à Sífilis

Para dar continuidade às ações desenvolvida pelo Plano de Enfrentamento da Sífilis de Linhares, a Secretaria Municipal de Saúde, realizou na última sexta-feira, dia 07, no auditório da UAB, uma capacitação com agentes comunitários de Saúde e técnicos de enfermagem que atuam na Atenção Primária à Saúde no município. O treinamento foi voltado para atualização das informações relacionadas à sífilis, as formas de prevenção e ainda para qualificar a assistência prestada aos pacientes na identificação de casos e tratamento. 

De acordo com Saulo Meirelles, secretário municipal de Saúde, Linhares conseguiu reduzir em quase 70% os casos de sífilis congênita nos dois últimos anos. "Intensificamos o trabalho de enfrentamento e já avançamos muito. O número de casos de sífilis congênita em recém nascidos no ano 2017 foi de 32 e caiu para 10 no ano de 2018. Em 2019, os dados mostram, até o momento, que o número caiu apenas para um caso positivo da doença. Estamos dando continuidade aos trabalhos e capacitando nossos profissionais", ressaltou. 

As unidades de saúde de Linhares estão preparadas para realizar exames através do laboratório ou com testes rápidos. Nos casos positivos, as unidades oferecem o tratamento, que deve ser feito imediatamente, incluindo o(a) parceiro(a). O tratamento não é complicado e, geralmente, são três doses de medicamento semanais (uma por semana) e deve ser seguido corretamente para garantir a cura.


Destaque nacional 

O resultado dos trabalhos de enfrentamento à Sífilis em Linhares credenciou o município a participar do XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e da 16ª Mostra Brasil Aqui tem SUS, entre os dias 2 e 5 de julho, em Brasília, com o trabalho Educação Permanente: O Caminho para a Redução da Sífilis Congênita no município de Linhares/ES. O trabalho técnico foi selecionado no "V Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo e 4ª Mostra Municipal Espírito Santo Aqui Tem SUS", realizado no mês de abril, na cidade de Domingos Martins.