Prefeito participa de inauguração da Unidade de Reposição de Peças da Randon Implementos em Linhares

Linhares caminha a passos largos em direção ao desenvolvimento econômico da cidade e, nesta quinta-feira (6), o município formalizou mais uma conquista: foi inaugurada a Unidade de Reposição de Peças da Randon Implementos, a primeira das empresas anunciadas pelo prefeito Guerino Zanon. Localizada no polo moveleiro, a empresa, batizada como Apolo 1, é voltada a peças para equipamentos de transporte de carga e inicia com uma base para ampliar o suporte à rede de distribuidores no Brasil e exterior e capacidade de absorver futuras ampliações. O empreendimento demandou investimento na ordem de R$ 20 milhões aplicado em estoque e infraestrutura. 

A iniciativa dá continuidade ao projeto de expansão da empresa que completa este ano 70 anos de história. O presidente das Empresas Randon, Daniel Randon explicou porque escolheu o município para expansão dos negócios. "Completamos este ano 70 anos de história e somos líderes no mercado de semirreboques e alto peças. Escolhemos Linhares porque o município tem boa localização e logística, está bem próxima de nossos principais clientes e oferece toda competitividade. O Brasil tem pressa para crescer e se desenvolver, gerar empregos e impostos e, espero vir a Linhares numa segunda etapa para lançar o Apolo 2, um projeto de manufatura das empresas Randon. Estamos apenas começando aqui no município", destacou.

Com uma área total de 20 mil m², a Unidade de Reposição Linhares conta com 8 mil m² de área construída, 8 mil posições de pallets e capacidade para armazenar até 2.000 diferentes itens em peças de reposição. O investimento já gerou 10 empregos diretos e outros 20 indiretos em áreas como segurança, alimentação e logística. Para os próximos anos, considerando o crescente nível de automatização e sistemas, cerca de 30 a 40 novos funcionários diretos deverão ser integrados ao processo.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Urbano, Luiz Fernando Lorenzoni, disse que o empreendimento é importante não só para Linhares, mas para todo o estado. "A Randon é o maior fabricante de implementos de carretas no país, uma das maiores do mundo. O grupo tem várias empresas coligadas que estão vindo pra cá com seu centro de distribuição, a exemplo da Megatec que já está começando a  operar por aqui. Estamos alegres e confiantes que a médio prazo outras empresas vão se instalar aqui para fortalecer ainda mais o desenvolvimento econômico de Linhares", frisou.

Na nova unidade, está disponível um diversificado portfólio integrado de peças de reposição para a frota circulante. Utilizará um moderno sistema de gerenciamento de estoques para proporcionar maior agilidade e assertividade no atendimento, tudo para gerar maior competitividade na cadeia de distribuição. 

"Esse empreendimento é fruto de muitas idas e vindas, diálogo e respeito com a empresa e confiança nos estudos de viabilidade. É uma empresa inovadora, cidadã e vai gerar empregos para o município que tem colhido os resultados de trabalho sério, contínuo e planejado de nossa equipe de governo", pontuou o prefeito de Linhares, Guerino Zanon, lembrando que em abril deste ano Linhares liderou o ranking de empregos formais no Espírito Santo, ocupando 1.014 das 2.881 vagas abertas nas 78 cidades capixabas, conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho e Emprego (CAGED/MTE). 

Representando o Governo do Estado do Espírito Santo, o subsecretário de Estado de Competitividade e Projetos Estruturantes, Adson Thiago Oliveira Silva, falou da representatividade do município no estado. "Agradecemos a Randon por ter acreditado em Linhares, cidade com um prefeito empreendedor que tem a dinâmica do setor privado que se traduz em ações para a comunidade linharense. Os números apontados falam por si só o que o município representa para o Espírito Santo: uma terra de oportunidades e crescimento econômico. Mesmo em momento de crise, Linhares continua crescendo", ressaltou.

Além de autoridades estaduais, secretários municipais, os vereadores Joel Celestrini, Tobias Cometti, Gelson Suave e Estéfano Silote, o evento de inauguração contou com a presença de empresários locais, do COO da Divisão Montadora, Alexandre Gazzi, do diretor comercial de Vendas Nacionais, Wilson Ferri e do diretor responsável pelos negócios de reposição, Eduardo Dalla Nora. 
 
Randon S.A – Divisão Implementos 

Com uma trajetória de 70 anos completados em 2019, a Randon Implementos já contabiliza mais de 400 mil equipamentos produzidos no Brasil e no exterior, marcando presença em 60 países na América Latina e África. É a maior fabricante de reboques e semirreboques da América Latina e entre os maiores do mundo, a Randon S.A., desde 1949, fabrica diferentes tipos de equipamentos entre semirreboques, reboques e carrocerias, nas modalidades graneleiro, carga seca, tanque, basculante, silo, frigorífico, canavieiro, florestal, sider, furgão, entre outros.  Em 2004, a Randon ingressou no segmento ferroviário, complementando seu portfólio de produtos para o transporte de carga, com os vagões do tipo hopper, gôndola, tanque, carga geral, sider e plataforma, entre outros. 

Além da sede, em Caxias do Sul (RS) e agora a Unidade de Reposição Linhares (ES), a empresa tem unidades industriais em Chapecó (SC), Araraquara (SP), na cidade de Rosário, Província de Santa Fé, na Argentina e em Callao, região metropolitana de Lima, Peru, com um sistema de complementação de linhas de produção com total sinergia entre todas as unidades, de modo a atender todos os mercados.