Prefeitura realiza capacitação para atendentes da rede de saúde do município

Desejar um "bom dia", dizer um "obrigado" e um sorriso no rosto são gestos importantes que agregam ao trabalho humanizado na relação atendimento-paciente. Por isto, a secretaria municipal de Saúde promove nesta sexta-feira (24), o Treinamento "Atendimento com Excelência" destinado aos 250 profissionais que atuam no atendimento ao público em toda rede de saúde do município. O treinamento é a primeira ação do projeto de Educação Permanente na Saúde de Linhares, acontece hoje na Universidade Aberta do Brasil (UAB), pela manhã e a tarde. 

O objetivo do encontro é o de reforçar os conceitos de atendimento humanizado ao usuário desde o primeiro acesso aos serviços de saúde. O secretário interino de Saúde, Saulo Rodrigues Meireles, ressalta a importância do treinamento para o constante aperfeiçoamento das equipes e também para a padronização de condutas, orientações e encaminhamentos dos cidadãos que recorrem à rede municipal. "A programação prevê a abordagem de temas como o acolhimento na saúde, trabalho em equipe, ética, privacidade e técnicas de atendimento humanizado", destaca Saulo.

A enfermeira da educação permanente da Atenção Primária a Saúde, Caroline Alves Macedo Silva, destaca a importância do acolhimento e do respeito. "Durante o atendimento é necessário ser objetivo e ao mesmo tempo dar atenção a cada um para que possamos agilizar o atendimento e atender a necessidade de cada um. É necessário que se faça uma avaliação pessoal todos os dias. Pois nós estamos lá para acolher, escutar e amparar cada família que vêm até nós todos os dias", afirmou. 

Para o prefeito Guerino Zanon, a qualidade da saúde de Linhares é um conjunto de ações que vai da recepção ao contato com o médico. "O fortalecimento e a qualidade da saúde básica do município perpassa por todos os setores, desde a recepção ao atendimento médico. E essa capacitação demonstra a nossa preocupação com o cidadão linharense e com a forma que ele é tratado quando mais precisa das políticas públicas que lhes são garantidas por Lei, neste caso, a saúde", pontuou.