Prefeitura inicia instalação de ventiladores nas escolas da rede municipal

A Secretaria Municipal de Linhares iniciou ontem (15) a instalação de novos ventiladores nas escolas do município que precisam substituir os antigos equipamentos. A EMEF Manoel Martins foi contemplada com 50 ventiladores e outros 6 foram para o Ceim Agostinho Rigoni, ambos no Pontal do Ipiranga. A Prefeitura investiu R$ 1,8 milhão na aquisição de eletrodomésticos – incluindo os ventiladores -utensílios de cozinha, kit alimentação escolar, além de itens de higiene e banho para atender mais de 26 mil alunos das escolas da rede. Na terça-feira (14), o prefeito Guerino Zanon esteve no Ceim Alegria do Saber, no bairro Santa Cruz, para fazer a entrega de itens tão esperados pelos servidores.
 
A distribuição segue até o fim deste mês, conforme demanda de cada escola, e contribuirá no preparo da merenda, higiene dos estudantes e bem-estar dos alunos. Foram adquiridos liquidificador industrial, freezer horizontal e vertical, bebedouros industriais, refrigeradores, fogões industriais com forno, ventiladores de teto e ventiladores de parede. Além de caixa organizadora, faca de carne e de legume, panelas de alumínio, canecão, bacias, panelas de pressão, escorredor de alumínio, concha, escumadeira, colher de arroz, pegador, toalhas de banho, toalhas de rosto, kit alimentação escolar composto por prato, cumbuca, caneca e colher.
 
A sala da Valentina Gomes Andrade, do 8º ano da EMEF Manoel Martins, foi a primeira a receber novos ventiladores. "Agora refrescou mais a sala, porque aqui é muito calor. Os ventiladores de antes faziam muito barulho também. Tinha hora que não dava para ouvir o professor explicando a matéria. O calor deixa a gente mais agitado, e agora vai nos ajudar na concentração", falou. O aluno Arthur Bezerra Santiana, compartilha da mesma opinião. "Agora com o ventilador está fresquinho. No verão, então, fica muito quente. Agora vai ajudar no desempenho das atividades e já parou o barulho", completou.
 
A diretora da EMEF, Claudiceia Barboza dos Santos, que também recebeu bebedouro e diversos utensílios de cozinha, falou que a escola precisava muito dos itens recebidos. "Aqui no Pontal o calor é excessivo e isso dificulta o aluno se concentrar. Com os ventiladores, eles terão mais conforto para desenvolver as atividades, contribuindo assim para melhores resultados", disse.
 
Entrega no Ceim Alegria do Saber
 
Acompanhado da secretária de Educação de Linhares, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli e funcionários da pasta, o prefeito de Linhares, Guerino Zanon, realizou a entrega de bebedouro, diversos utensílios de cozinha e de higiene e banho no Ceim Alegria do Saber, no bairro Santa Cruz, na terça-feira, dia 14. A diretora da escola, Raquel Guerra Gonçalves, está muito feliz com os itens que a escola recebeu. "Estávamos precisando muito, principalmente do novo bebedouro. Agora vamos trabalhar com mais disposição e cuidar com todo carinho do que recebemos hoje", ressaltou.
 
Os setores de Merenda e de Manutenção elaboraram um planejamento com a relação das escolas que precisam ser atendidas com mais urgência. Paralelo a isso, uma equipe técnica está percorrendo os Ceims e Emefs do município para identificar as demandas. "Esses equipamentos vêm para atender as necessidades das escolas e contribuem na melhoria da auto-estima e motivação dos nossos servidores, já que muitos trabalham hoje com materiais que precisam ser substituídos por novos itens", disse a secretária de Educação.
 
O prefeito Guerino Zanon pontuou que o município não tem medido esforços para ofertar aos alunos da rede melhorias na educação. "Estamos muito felizes em dar continuidade aos nossos serviços, não só na parte pedagógica, mas investindo também em melhorias dos equipamentos para atender os alunos, reformas de escolas, aquisição de mais de 4,1 mil novas carteiras, dentre tantos outros investimentos", destacou.