Dia do Gari: trabalho fundamental para deixar a cidade limpa e bem cuidada

Você não passa um dia sem o ver. Nas ruas, nos bairros, no interior, nas praças e canteiros. Em toda a cidade, o gari garante a limpeza de Linhares.  Diante do papel essencial que exercem, eles também têm uma data em homenagem a eles, comemorada nesta quinta-feira (16). Atualmente Linhares possui 500 profissionais garis que cuidam da cidade.

Em Linhares, os garis seguem um cronograma elaborado pela secretaria municipal de Obras e Serviços Urbanos para realizar os serviços complementares de varrição, capina e limpezas de bueiros, por exemplo. Muitas vezes, eles já estão em ação antes mesmo de o sol nascer.

Para Layra Pereira Ramos, de 34 anos, que trabalha como gari sempre sorridente pelas ruas de Linhares, a ajuda da população faz toda a diferença no resultado final. "Nosso trabalho é diário. E quando vemos que as ruas continuam limpas após a nossa passagem, ficamos com sorriso de canto a canto. Antes tinha muito preconceito com a gente, mas acho que a cada dia as pessoas nos valorizam mais e nos respeitam. Hoje, minha família têm orgulho de quem eu sou o de tudo que conquistei como gari", disse.

Para o prefeito de Linhares, Guerino Zanon, a profissão de gari é uma das mais importantes da cidade, pois o profissional atua diretamente na melhoria da qualidade de vida dos moradores. "São os profissionais da limpeza que mantêm a cidade num clima agradável. Eles são os nossos guardiões da limpeza. São eles que fazem da nossa linda cidade uma extensão da nossa casa".

"Nós planejamos, pesquisamos novas alternativas, mas sem o trabalho dos garis, nada disso tem sentido, nada disso sai do papel e se torna realidade. Esses agentes são indispensáveis para o desenvolvimento de Linhares. O agradecimento e reconhecimento não devem ser só no dia de hoje, tem que ser todos os dias. Já avançamos muito, mas ainda há muito a ser feito e só faremos todos juntos. Separe o seu lixo de maneira correta e descarte em local regular", defende o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, João Cleber Bianchi.

O Dia do Gari

Apesar de popular, o termo gari ainda tem sua origem desconhecida. O nome é em homenagem a Pedro Aleixo Gary, um francês que assinou contrato com o Ministério dos Negócios do Império, em 1876, para a execução dos serviços de limpeza no Rio de Janeiro. A partir disso, quando havia a necessidade de limpeza em via pública, a população logo dizia: "chama a turma do Gary".

O termo foi popularizado, inclusive na grafia. No Rio de Janeiro, a data foi oficialmente instituída por meio de uma lei estadual, em 1962. A homenagem aos profissionais foi fortalecida nacionalmente a partir do projeto de Lei 1347/2011, da Câmara dos Deputados, que instituiu o 16 de maio como o Dia Nacional do Gari.