Saae inicia reforma da Estação de Tratamento de Esgoto do distrito de Desengano

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Linhares iniciou as obras de reforma da sétima Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no município. Desta vez, as obras chegam até ao distrito de Desengano, no interior do município. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos até o final do próximo mês de maio. O investimento total das reformas é de R$ 1.216.279,85 com recursos próprios da autarquia. 

As equipes trabalham na reforma do reservatório, estruturas metálicas, guarda-corpo, elevatórias, gradeamento, canal de entrada, além da pintura e parte elétrica que será toda revisada. A estação tem capacidade de tratar 6 l/s e beneficiará cerca de 2 mil pessoas. 

O morador Luiz Gomes da Silva, que reside próximo a ETE, destaca a importância da obra. "A reforma só vem para contribuir com a comunidade. Agora, o mau cheiro e os mosquitos estão com os dias contados, e estamos bem felizes com o início das obras. Agradeço muito o prefeito Guerino Zanon e o Saae pelos trabalhos e por garantir mais qualidade de vida aos moradores de Desengano", agradeceu. 

A dona de casa Elba Glória Lima da Silva também comemorou a notícia. "Antes de qualquer coisa, tratamento de esgoto é saúde. Então quando a gente percebe e vivencia uma preocupação do poder público em cuidar desse desafio, toda a população fica satisfeita. Há anos aguardávamos por esta obra que graças a Deus chegou", disse.

Para o prefeito de Linhares, Guerino Zanon, investir em saneamento é investir em saúde pública. "O tratamento de esgoto é requisito básico para a qualidade de vida das pessoas. Nenhum município se desenvolve sem saneamento. Faz parte de uma política pública, de qualidade de vida, de saúde e de meio ambiente. Estamos cuidando das pessoas e esse é um processo preventivo", garantiu.

O diretor de Operações do Saae, Zércio Largura, destaca que a importância da obra para toda a região, que vai ganhar mais qualidade de vida após a sua conclusão. "É uma Estação de Tratamento de Esgoto muito importante para toda a região e que precisava de um olhar mais sensível e direcionado. Então, fizemos um diagnóstico para verificar o que era necessário para a estação operar de forma eficiente e iniciamos a reforma", ressaltou.

Confira as ETEs da sede e do interior que já foram reformadas

As ETEs dos bairros Aviso, Movelar, Canivete e das regiões do Farias, Bebedouro e Rio Quartel, já foram reformadas. O Saae informa que as demandas de manutenção e melhorias podem ser registradas por meio do telefone (27) 2103-1300.