Crianças e adolescentes do Cras do Aviso visitam museu e biblioteca itinerante no Pontal do Ipiranga

O Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do bairro Aviso proporcionou a 35 crianças e adolescentes um dia de aprendizado bem diferente: eles fizeram uma viagem no tempo ao visitar o museu e a biblioteca Castro Alves, localizado no Sítio Lua Cheia, no Pontal do Ipiranga. A iniciativa faz parte do Projeto Tecnologia e teve por objetivo mostrar aos assistidos do Cras alguns equipamentos utilizados antigamente e que hoje foram substituídos por aparelhos mais modernos, como os celulares e computadores. 

A coordenadora do Cras do Aviso, Marieta Farias Gonçalves, disse que a visita, monitorada por oficineiros e educadores sociais, foi muito proveitosa e que a alegria dos professores Nelson e Regina, proprietários do museu e da biblioteca, que inclusive é itinerante, foi contagiante. 

"Lá no museu as peças do acervo são de grande valor cultural e nossas crianças e adolescentes tiveram o privilégio de conhecer modelos de televisões que hoje nem existem mais, máquinas de datilografar que foram substituídas pelos computadores, mimiógrafos que deram espaço para as impressoras, aparelhos de celulares bem antigos, dentre tantas outras coisas. Explicamos como era o nosso dia a dia sem as inovações tecnológicas que temos hoje", ressaltou.

Na oportunidade, eles também aproveitaram para apreciar os livros disponíveis na biblioteca itinerante. "Os proprietários do local espalharam cadeiras ao redor da biblioteca é foi um momento de muita alegria e conhecimento", finalizou.