Secretaria de Educação de Linhares realiza formação com membros dos Conselhos de Escolas

A equipe da Secretaria Municipal de Educação de Linhares se reuniu com membros dos conselhos das escolas da rede municipal, entre os dias 1º e 3 de abril, para um encontro de formação. Na ocasião, foram oferecidos subsídios teóricos sobre o que é o conselho, como é formado, qual sua atuação, as bases legais, competências e as atribuições de cada função. Os conselhos de escolas são órgãos colegiados compostos por representantes da comunidade escolar e comunidade local, como os pais de alunos ou os seus responsáveis.
 
Na reunião ficou definido que no dia 4 de junho será realizado um fórum dos conselhos de escola para discutir os desafios da educação, sendo o evento fruto da formação realizada nesta semana. A secretária de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, explicou que os conselhos têm como atribuição deliberar sobre questões político-pedagógicas, administrativas, financeiras no âmbito da instituição de ensino. Cabe aos conselheiros, também, analisar as ações a empreender e os meios a utilizar para o cumprimento das finalidades da escola. 
 
"Em 2019, uma das ações prioritárias é a formação dos membros dos conselhos. Nosso grande desafio é conquistar a efetiva participação e a corresponsabilidade de todos os membros, uma vez que as atribuições do conselho escolar nem sempre são de conhecimento de todos. Nosso objetivo é que esse órgão colegiado possa, de fato, atuar com compromisso, segurança e responsabilidade, para que por meio do exercício contínuo de discussão e tomada de decisão, busquem soluções inovadoras para as demandas da escola", frisou a secretária.
 
"A formação foi sem dúvida um marco nessa gestão, pois há muito tempo precisávamos dessas orientações. Quero parabenizar também o contador responsável pela formação, o Weber de Abreu Miranda, pela competência e disposição em nos ajudar", agradeceu a diretora do CEIM Valdir Gabriel Marin, Lucimar Da Vitória Silva, se referindo ao servidor da Secretaria Municipal de Educação, responsável pelas orientações das prestações de contas do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).
 
O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, disse que o conselho é um espaço de discussão de idéias e de definição de estratégias, transformando a forma de ver a educação, visto que ele passa a delegar tarefas que antes se concentravam na equipe gestora. "O conselho é uma forma de construir uma ponte entre a família e a escola, fortalecendo o princípio de colaboração, chamando a família e a comunidade a participar ativamente no ambiente escolar. Fortalece a democracia e estabelece o comprometimento de todos, pais, alunos, professores, funcionários e equipe gestora, para com a instituição, resultando na melhoria da qualidade de ensino e contribuindo na construção de um conhecimento significativo para a sociedade", disse.
 
A secretária de Educação informou ainda que é fundamental que cada escola organize seu conselho e construa em conjunto um ambiente participativo e comprometido com a melhoria da educação, efetivando a democracia e desenvolvendo, principalmente no estudante, a cidadania e a consciência de que este pode e deve fazer a diferença. Nos dias 2 de maio e 2 de julho estão agendadas mais duas formações.