Balneabilidade: Praia de Regência acessada pela rua principal está imprópria para banho

Por medida de segurança, a secretaria municipal de Meio Ambiente, por meio do Departamento de Recursos Naturais, recomenda que os moradores e turistas não entrem no mar da rua principal da Vila de Regência. É que o monitoramento de balneabilidade realizado na semana passada apontou o local impróprio para banho. Agora, o balneário conta apenas com o Projeto Tamar apto para banho. De acordo com a pesquisa, o município ainda conta com nove pontos exclusivos para banho. Estes pontos estão localizados em praias e lagoas de Linhares e serão analisados e monitorados semanalmente. As placas que identificam o local de coleta e as condições de balneabilidade já foram instaladas. A classificação é válida até a próxima sexta-feira, dia 5. 

As lagoas Nova (Cabana Serafim), das Palminhas (Cabana Fantim) e Juparanã (Praia das Três Pontas) estão liberadas para banho. No balneário de Pontal do Ipiranga há quatro pontos próprios: primeira, segunda e terceira avenida, além do riozinho. Em Povoação, um ponto está apto, o da rua principal. Já na praia de Regência somente o Projeto Tamar está liberado para banho. A balneabilidade é a indicação da qualidade das águas destinadas à recreação de contato direto e prolongado, como natação, mergulho e lazer.

Todos os pontos são analisados e monitorados por meio da coleta de amostras de águas e análise laboratorial para a avaliação do indicador coliformes termotolerantes. A mudança das classificações se deve a fatores como estiagem prolongada, ocorrência de chuvas e condições da maré. Dependendo dos resultados das amostras, o ponto de coleta pode mudar de próprio para impróprio de uma semana para outra. As placas serão atualizadas conforme recomenda a resolução 274/00 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).