Linhares é destaque em avaliação da Educação Básica capixaba

Escolas da rede municipal de Linhares são destaques no Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes), o que mostra que o município tem colhido resultados significativos dos investimentos feitos pela Prefeitura. O programa é ferramenta para medir os níveis de desempenho dos alunos do Ensino Fundamental e Médio do Espírito Santo. Participam da avaliação escolas das redes municipais associadas, estaduais e escolas particulares participantes. Diversas escolas obtiveram índices superiores à região coordenada pela Superintendência Regional de Linhares, ultrapassando às médias de alguns colégios particulares.

A EMEF Orozimbo Leite conquistou no 3º ano o primeiro lugar no ranking em Leitura e a 7ª posição em Matemática, além da 12ª em Produção de Texto, com o 5º ano. A EMEF Caboclo Bernardo garantiu o 2º em Língua Portuguesa no 9º ano. A EMEF Elza Roni Scarpati ficou no 2º lugar em Geografia e 3º em História, ambos no 9º ano. 

Na Produção de Texto, o município ocupou mais quatro posições com os alunos do 5º ano: a EMEF Talma Drumond Pestana ficou no 7º lugar; a EMEF Jerônimo Monteiro na 8ª posição; a EMEFM Marília de Rezende Scarton Coutinho, no 9º lugar e a EMEF Professora Maria da Penha Pazito Ventura na 11ª posição. 

As notas obtidas pelas turmas avaliadas indicam ótimo nível de proficiência (competência/domínio) e as médias alcançadas estão acima do índice regional na maior parte das disciplinas e anos avaliados. Os dados são referentes às provas realizadas em outubro do ano 2018. 

"Esses resultados mostram que a educação no município de Linhares vem evoluindo graças aos investimentos que a Prefeitura de Linhares vem realizando tanto na parte física, quanto na formação continuada da gestão escolar, no envolvimento de toda a equipe, desde o administrativo passando pelo pedagógico, professores e envolvimento das famílias, visto que, quando a família se engaja no processo de formação do aluno, os resultados são muito melhores", falou a secretária de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli.

"Todos os números do relatório do Paebes são motivos de muito orgulho e da confirmação de que estamos caminhando na direção correta. Apesar de ainda termos um longo caminho a percorrer, porque a Educação é desafiadora, se olharmos para trás, percebemos que evoluímos muito. O nosso compromisso com a educação é despertar nas crianças e adolescentes o desejo de aprender, a vontade de crescer e de enxergar um futuro promissor", pontuou o prefeito de Linhares Guerino Zanon.

Conheça o Paebes

O Paebes teve início no ano de 2009 e visa avaliar os estudantes do 1º, 2º, 3º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio do Espírito Santo das escolas da rede estadual, redes municipais associadas e escolas particulares participantes, em relação ao nível de apropriação dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática (de todas as etapas avaliadas) e, em anos alternados, em Ciências Humanas e Ciências da Natureza (a partir do 9º ano Ensino Fundamental).

Os resultados são alocados em Padrões de Desempenho que são categorias definidas a partir de cortes numéricos que agrupam os níveis da Escala de Proficiência, com base nas metas educacionais estabelecidas pelo Paebes. Esses cortes dão origem a quatro Padrões de Desempenho, os quais apresentam o perfil de desempenho dos estudantes: Abaixo do Básico, Básico, Proficiente e Avançado.