Prefeitura lança desafio do uso racional da água e vai premiar escolas da rede municipal

A Prefeitura de Linhares, em parceria com as secretarias municipais de Educação e de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais realizou o lançamento do desafio do uso racional da água nas escolas municipais. O lançamento do projeto foi realizado na última sexta-feira (22), dia que era celebrado o Dia Mundial da Água, no auditório da UAB e contou com a participação de diretores e pedagogos das unidades de ensino. Poderão participar do projeto tanto as Escolas Municipais de Ensino Fundamental – Emefs – quantos os Centros Municipais de Educação Infantil, Ceims. O desafio vai durar cinco meses e as três escolas que consumirem menos água serão premiadas.
 
A chefe da Divisão de Educação Ambiental, Aline Fernandes de Jesus, explicou como que será feito todo o procedimento.  "Será enviado um termo de adesão para cada escola explicando como que será realizado o projeto e o que a instituição tem que fazer para participar. As escolas que fizerem a adesão ao projeto darão início do monitoramento das contas de água já a partir do mês de maio e seguirá até outubro. A premiação será realizada no mês de novembro", detalha.
 
O secretário de Meio Ambiente, Fabrício Borghi Folli, destaca a importância do projeto. "As principais ferramentas que temos hoje para mudar as ações na sociedade são as nossas crianças. Elas têm capacidade de mudar hábitos de muitos adultos como, por exemplo, seus próprios pais. Estamos lançando o desafio para que não falte água nas escolas e na sociedade, além de gerar economia na hora de pagar a conta", destacou.
 
"É um projeto muito importante, além de gerar a economia de um bem natural tão precioso, despertará a consciência dos alunos para o consumo consciente. Quando o aluno percebe a economia sendo feita na escola e o preço da conta diminuindo ele entende que isso também pode ser feito em casa, mobilizando a família e os vizinhos", pontuou a secretária de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli.
 
O prefeito de Linhares Guerino Zanon destaca que o aluno terá a oportunidade de saber quanto foi o consumo de água da unidade escolar durante os meses do desafio e quanto a escola pagou por isso. "Essa ação busca sensibilizar alunos, funcionários e todos envolvidos na comunidade escolar para utilizarem a água de forma racional", pontuou.
 
O diretor da EMEF "Samuel batista Cruz" – Caic, Danilo Souza, esteve presente no evento e disse que a escola vai participar do desafio. "Com certeza a nossa escola vai participar do desafio. Eu particularmente achei a iniciativa muito bacana e mostra a preocupação do Município com o tema e, melhor, nos incentivar a economizar água. O projeto vem reforçar a necessidade desse uso consciente e de que as escolas como formadoras tem um papel primordial nesse cenário. Nossos estudantes serão multiplicadores desta boa ação", finalizou.
 
Confira a premiação:
 
CEIMS
 
1º lugar – Data show, notebook, som e jogos educativos;
 
2º lugar – Impressora e jogos educativos;
 
3º lugar – Tv smart 50 polegadas e jogos educativos
 
 
EMEFS
 
1º lugar – Data show, notebook, som e materiais esportivos;
 
2º lugar – Impressora e materiais esportivos;
 
3º lugar – TV smart 50 polegadas e materiais esportivos.