Monitoramento de balneabilidade aponta que Linhares continua com 10 pontos próprios para banho

Os resultados do monitoramento de balneabilidade realizado na semana passada apontam que Linhares continua com 10 pontos próprios para banho. Estes pontos estão localizados em praias e lagoas de Linhares e serão analisados e monitorados semanalmente pela secretaria municipal de Meio Ambiente e do Departamento de Recursos Naturais. As placas que identificam o local de coleta e as condições de balneabilidade já foram instaladas. A classificação é válida até o dia 29 de março.

As lagoas Nova (Cabana Serafim), das Palminhas (Cabana Fantim) e Juparanã (Praia das Três Pontas) estão liberadas para banho. No balneário de Pontal do Ipiranga há quatro pontos próprios: primeira, segunda e terceira avenidas, além do riozinho. Em Povoação, um ponto está apto, o da rua principal. Já na praia de Regência, são dois pontos, um na rua principal e outro no Projeto Tamar. A balneabilidade é a indicação da qualidade das águas destinadas à recreação de contato direto e prolongado, como natação, mergulho e lazer. 
 
Os 10 pontos são analisados e monitorados por meio da coleta de amostras de águas e análise laboratorial para a avaliação do indicador coliformes termotolerantes. A mudança das classificações se deve a fatores como estiagem prolongada, ocorrência de chuvas e condições da maré. Dependendo dos resultados das amostras, o ponto de coleta pode mudar de próprio para impróprio de uma semana para outra. As placas serão atualizadas conforme recomenda a resolução 274/00 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
 
Confira algumas dicas:
 
– Tomar banho apenas nas águas das praias e lagoas que forem classificadas como próprias;
 
– Evitar o uso das praias e lagoas após a ocorrência de chuvas de maior intensidade, visto que aumenta o fluxo dos cursos d’água;
 
– Evitar a ingestão de água do mar ou lagoa, com redobrada atenção as crianças e aos idosos que são mais sensíveis e menos imunes do que os adultos.