EMEF Caboclo Bernardo comemora 20 anos e é destaque em programa de avaliação da educação do ES

Em comemoração aos 20 anos de fundação da EMEF Caboclo Bernardo, no bairro Planalto, a equipe escolar organizou ontem (21) uma programação especial para lembrar a data. Na ocasião, os alunos que estudaram o 9º ano no passado na escola foram homenageados pela conquista do primeiro lugar na rede municipal de ensino no Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes), na disciplina de Língua Portuguesa, realizado em 2018, com índices acima da média estadual. Na oportunidade, os alunos também recitaram uma poesia produzida por eles sobre os 20 anos de história da escola, além do mural de memórias montado para relembrar momentos vividos na instituição.

A diretora da escola, Rosiane de Almeida Lehrback, disse que a escola foi fundada em março de 1999, pelo prefeito Guerino Zanon. Participaram do momento pais de alunos, ex-alunos, ex-professores e equipe escolar, que conheceram um pouco da história de Caboclo Bernardo, herói linharense que originou o nome da escola, com a palestra da Historiadora e Mestre em Antropologia, Regina Rabelo. 

A escola está toda orgulhosa do resultado do Paebes, por isso, fez homenagem aos ex-alunos que hoje cursam o Ensino Médio. "Queríamos mostrar aos alunos que apesar das dificuldades a nossa escola tem uma história, e esse resultado no Paebes, que consiste numa avaliação do nível de aprendizagem, vale à pena todo esforço. Essa conquista também é resultado de uma equipe entrosada que se empenha em fazer a diferença na nossa escola", disse. 

"Os alunos e equipe escolar merecem ser homenageados pela história de superação da própria escola na nota do Paebes, visto que em 2017 alcançou 249,8 pontos, dando um salto em 2018 para 290,5. Essa pontuação está acima da média do estado que é 252,9 e a do município que é 260,8. Esses resultados mostram que a escola tem condições e torcemos para que esse ano conquiste ótimos resultados também no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)", disse a secretária municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli.

O prefeito de Linhares Guerino Zanon disse que se lembra perfeitamente de quando entregou a escola para a comunidade. Ele destaca que o segredo para os bons resultados da Escola Caboclo Bernardo é a união entre a equipe, alunos e comunidade. "É a humanização na educação, o estar junto é o grande diferencial que deve ser tido como exemplo por todos. Fico extremamente feliz em fazer parte dessa história, e a melhor recompensa é saber que os alunos, em breve, colherão os frutos bons da educação e serão, no futuro, profissionais capacitados", disse Guerino.