Alunos de Baixo Quartel recebem palestra educativa em comemoração ao Dia Mundial da Água

Mais de 160 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental ‘Baixo Quartel’ participaram na manhã dessa quinta-feira (21) de uma palestra educativa sobre o "Uso Racional da Água", em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado hoje, dia 22. Ministrada pela chefe de Divisão de Educação Ambiental, Aline Fernandes Jesus, teve por objetivo mostrar aos alunos a interação homem e o meio ambiente, destacando as atitudes práticas que devem ser tomadas em relação à conservação e a proteção da água, o desenvolvimento sustentável e o plantio de árvores. Nesta sexta é a vez dos alunos da EMEF ‘Samuel Batista Cruz’ – Caic, no Interlagos, receberem a palestra. O projeto é realizado pela Prefeitura de Linhares, em parceria com as secretarias municipais de Meio Ambiente e Educação. 
 
Aline destacou a importância de realizar o projeto nas escolas. "Estamos realizando esse trabalho com as crianças e adolescentes para despertar a consciência ambiental e torná-los multiplicadores  na família. Além disso, a Secretaria de Meio Ambiente está intensificando as ações educativas de conscientização dos linharenses sobre a importância da água e da arborização urbana, destinação correta do lixo e preservação das matas", explicou.
 
A professora Aldenice Cardoso, destaca que a palestra vem para reforçar ainda mais aos alunos sobre o uso da água. "Várias ações como reutilização da água do ar condicionado para lavar as calçadas da escola, fechar a torneira corretamente para não ficar pingando, dentre outras, estão sendo feitas para economizar água na escola. Só temos a somar com a palestra que vem para reforçar aos nossos alunos sobre o uso correto da água. Tenho certeza que todos vão por em prática tudo o que aprenderam. Agradeço a equipe da secretaria de Meio Ambiente pela parceria. Parabéns pela inicativa", agradeceu. 
  
O aluno Wendel Nascimento Carneiro, disse que a palestra foi muito importante. "Sempre é bom adquirirmos novos conhecimentos, ainda mais quando se trata de água e meio ambiente. A palestra veio exatamente para isso, para nos ensinar como devemos utilizar a água de forma correta e como devemos tratar o meio ambiente. Fico muito feliz em participar deste momento", enfatizou. Já para o Ruan de Jesus Guimarães a palestra mostrou que as pessoas devem economizar água sempre, não somente na semana em que se comemora o Dia da Água. "A gente depende da água todos os dias. Não conseguimos viver sem ela. Que possamos utilizá-la de forma correta sempre, para que nunca nos falte em nosso dia a dia", destacou. 
 
Josilene Santana, é mãe da Tauani Santana Oliveira, esteve presente no evento destacou a relevância da iniciativa. "Eu como mãe estou muito feliz. Ensinamos muito eles em casa. Por exemplo, quando minha filha demora no banho já vou logo falando pra ela desligar o chuveiro e sair do banheiro. Sabemos que a natureza pede socorro e ela depende de todos nós, principalmente das futuras gerações. Que nossas crianças possam guardar tudo o que foi passado aqui hoje e colocar em prática, para que no futuro não sofram consequências", destacou.
 
"Eles são o nosso futuro. Sabemos a falta que a água nos faz. O diálogo de hoje nos dá uma lição de como devemos utilizar a água e como devemos tratar o nosso meio ambiente. Que eles possam colocar isso em prática na vida cotidiana, para que lá na frente não enfrentam problemas com falta de água", relatou a diretora da EMEF Baixo Quartel, Marcilene Pereira Vergna.
 
O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, destaca a importância da preservação hídrica para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta. "Projetos como estes visam sensibilizar e orientar as novas gerações para adoção de comportamentos e atitudes com o meio ambiente. Ensinam os estudantes a aprender desde cedo que a economia de água é necessária tanto nas atividades escolares, quanto em casa. Mas essa é uma lição que deve ser praticada diariamente nas nossas casas, no nosso ambiente de trabalho, porque a água é um recurso hídrico que tem se tornado cada vez mais escasso", alertou. 

Confira as próximas escolas que serão atendidas com o projeto:
 
26/03 – EMEF "Manoel Martins" – Pontal do Ipiranga
 
02/04 – EMEF "Roberto Moreira" – Araçá