Dia Mundial da Água: desafio do uso racional da água será lançado nas escolas municipais de Linhares

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado na próxima sexta-feira (22), será lançado o projeto "Desafio do Uso Racional da Água nas Escolas Municipais", uma parceria entre as secretarias de Educação e de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais de Linhares. O evento acontece na sexta, às 13h, no auditório da UAB, reunindo diretores das escolas. O desafio vai durar quatro meses e as três escolas que consumirem menos água serão premiadas.

A chefe da Divisão de Educação Ambiental, Aline Fernandes de Jesus, explicou que as escolas que fizerem a adesão ao projeto será determinada uma data para início do monitoramento das contas de água, conforme o fechamento do ciclo da conta que estiver em curso. "Essa é uma oportunidade para melhorar ainda mais o consumo durante o ano e criar alternativas para reaproveitar a água, como o armazenamento da água da chuva para limpeza da escola. A preocupação com o uso racional da água é uma constante, visto que os recursos naturais estão se esgotando, então, ou preservamos o que temos ou ficaremos sem um dia", disse Aline.

"É um projeto muito importante, além de gerar a economia de um bem natural tão precioso, despertará a consciência dos alunos para o consumo de água. Quando o aluno percebe a economia sendo feita na escola e o preço da conta diminuindo ele entende que isso também pode ser feito em casa, mobilizando a família também", destacou a secretária de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli.

Durante quatro meses, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais fará os comparativos dos talões de água. As três escolas que tiverem a maior queda no consumo serão premiadas. Os prêmios serão definidos na sexta-feira (22) junto aos diretores que vão destacar qual premiação será útil para uso nas escolas. 

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, destaca a importância da preservação hídrica para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta. "Projetos como estes visam sensibilizar e orientar as novas gerações para adoção de comportamentos e atitudes com o meio ambiente. Ensinam os estudantes a aprender desde cedo que a economia de água é necessária tanto nas atividades escolares, quanto em casa. Mas essa é uma lição que deve ser praticada diariamente nas nossas casas, no nosso ambiente de trabalho, porque a água é um recurso hídrico que tem se tornado cada vez mais escasso", alertou.