Plano de Educação Ambiental é apresentado a profissionais das escolas da rede municipal de Linhares

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais de Linhares, apresentou ontem (11) a diretores, pedagogos e representantes da rede municipal de ensino, o Plano de Educação Ambiental 2019 a ser desenvolvido durante todo ano nas escolas e na comunidade. As primeiras atividades serão em comemoração ao dia 22 de março, em que se celebra o Dia Mundial da Água. Na ocasião, no auditório da UAB, também foram apresentadas as ações que estão sendo elaboradas para a Semana do Meio Ambiente, que acontecerá em junho.

O Plano de Educação Ambiental tem como objetivo promover o controle e a proteção do meio ambiente, por meio das ações de Educação Ambiental, do Licenciamento Ambiental, da Fiscalização, pela Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos, pela Recuperação de Ambientes Degradados e pela Recuperação das Lagoas Urbanas. Prevê ampliar o índice de área verde por habitante, implantar uma política de separação de resíduos recicláveis, promover a recuperação das lagoas urbanas, ampliar o índice de coleta e tratamento de esgoto do município. A educação ambiental está focada também na conscientização dos moradores de Linhares, por meio de palestras envolvendo as escolas da rede municipal, o Centro de Referência e Assistência Social (Cras), ONGs e Associações de Moradores do município.

"A integração escola e meio ambiente é primordial para todo esse processo. Não tem como falar em preservação ambiental se não fizermos um planejamento com a educação, que é a responsável por todo o desenvolvimento, conscientização e trabalho preventivo, para tornar os alunos cidadãos conscientes", frisou a chefe da Divisão de Educação Ambiental, Aline Fernandes de Jesus.

A secretária de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli falou da importância em trabalhar o meio ambiente desde cedo nas escolas. "A educação ambiental nas escolas é fundamental para uma conscientização dos alunos em relação ao mundo em que vivem, pois a qualidade de vida está associada ao respeito ao meio ambiente. É preciso trabalhar desde cedo com nossas crianças que os recursos naturais devem ser preservados", frisou.

O prefeito de Linhares Guerino Zanon parabeniza a integração entre as duas secretarias em novas ações de educação para sustentabilidade. Ele destaca que o programa que será desenvolvido nas escolas da Prefeitura foi concebido a partir da necessidade da rede de ensino de avançar e fortalecer a educação ambiental. "São iniciativas que atendem unidades da rede com o propósito de mobilizar estudantes e profissionais nas questões ambientais. A educação ambiental nas unidades de ensino não se caracteriza como componente curricular, mas como tema a ser trabalhado de forma interdisciplinar, por todas as áreas do conhecimento", pontuou Guerino.

Confira as ações programas para 2019:

– 22 de março – Dia Mundial da Água;
– 5 de junho – Projeto Semana do Meio Ambiente;
– 17 de julho – Proteção as Florestas; 
– 5 de agosto – Saúde Ambiental; 
– 27 de agosto – Dia de Limpeza Urbana; 
– 19 de setembro – Expedição Limpeza de rios e praias; 
– 21 de setembro – Dia da Árvore;
– 15 de outubro – Dia do Professor e Educador Ambiental; 
– Projeto de Recuperação das Lagoas Urbanas;
– Proteção de áreas verdes; 
– Criação do Plano Diretor de Áreas Verdes; 
– Manutenção e divulgação da Educação Ambiental da Usina de Triagem;
– Ação Agroambiental com os produtores rurais.